terça-feira, 8 de abril de 2014

MAROMBADO NADANDO? É POSSÍVEL?

Muitas pessoas nadam por  fitness ou saúde sem grandes pretenções , pulando na piscina e realizando um treino relaxante de longa duração contínuo sem grandes alterações de rítmo e força.

 Este tipo de treino aeróbico de baixo impacto aumenta a resistência cardiovascular, mas pode te deixar mais musculoso e definido ?
Infelizmente não.
Mas melhora muito sua capacidade cardio respiratória e auxilia na perda de peso.
O músculo é um tecido macio no corpo humano que consome mais energia do que outros tecidos , tornando-se essencial para a perda de peso. 
Desempenha um papel vital à medida que envelhecemos , ajudando executar movimentos tracionando os ossos através do tendão , a resistencia óssea e prevenção da osteoporose. 
 Além disso,  a função muscular e desempenha um papel na prevenção de quedas .  
Desta forma a natação torna se a principal forma de manutenção e ganho muscular quando é a única atividade física.


Três mecanismos podem resultar em hipertrofia :

Resistência mecânica: tensão mecânica é tipicamente descrita como sensação de músculo com sobrecarga de equipamentos ou ritmo forte. 

Existem diferentes tipos de contrações :
  •  tensão em um músculo extensão ou flexão passiva ( mantendo contração) , a fonte de tensão é chamado de tensão elástica passiva. contração isométrica ( Contreras 2013)
  •  um músculo flexionando executando uma resistencia positiva (vencendo a resistencia), tensão ativa . Contração Isotônica . 
 Natação, como todas as atividades dinâmicas , provoca contração muscular .
 Na natação , a tensão mecânica é relativamente baixa durante nado casual. No entanto, a natação sprints aumenta a tensão passiva e ativa . a interação dessas forças.
  •     Estresse metabólico : imagine realizando 10 x 100 - sprints quintal para o tempo em 2:00 .  
Pense na sensação de seus braços , (fadiga e sensação de desgaste máximo) ... este é o estresse metabólico.  
Nadadores profissionais vivenciam esses mecanismos constantemente. 

No entanto, o nadador comun , casual (mesmo master) não tem tanto contato com treinos que geram essas situações, como a natação aeróbica contínua (lática ou alatica) no cotidiano.
 

O stress metabólico promover hipoxia , a falta de oxigênio fornecido para o músculo . 7
A natação é raro , uma vez que usa períodos de hipóxia e hipercapnia .  
Estresse metabólico é provável alta na natação, devido à natureza hipóxica combinado com conjuntos de tolerância de intervalo ou de lactato (como 10 x 100s ) .
    
Dor muscular .

 Dor muscular tardia ( DMT) tipicamente picos de 48 horas após o exercício.  
Ativação muscular excêntrica , o alongamento rápido do músculo , é o principal culpado pela sensação  de dor muscular tardia.  
A sensação na musculatura também é enriquecida pela alteração de séries, uma razão pela qual sentimos ao iniciar treinos após longo período de repouso. Como no início da temporada ou quando há uma  atividade intervalada em terra .  
Alterar treino é importante para a construção de massa muscular , um processo incomum na natação.  
No entanto, alterar estratégias e ciclos promove a quebra de homeostase, gerando uma nova resposta muscular. 


Seja  através de exercícios diferentes , traçados e equipamentos na piscina.
Natação provoca estresse nestes três categorias, mas certas formas de treinamento provocar maior estresse para a construção muscular .

 Se você está buscando o crescimento muscular máximo na natação, repetidos sprints de pelo menos 20 maximamente salienta o sistema metabólico , criando alta tensão mecânica (para natação) , e causando hipertrofia muscular (especialmente se você não fizer uma série intensa ou longa ou usar um equipamento de sobrecarga ) . 

 Manter estes mecanismos de construção muscular em mente que você escolher os seus conjuntos de natação , especialmente se você não executar o treinamento de resistência , o construtor muscular final.
NADE E CRESÇA !!
VAMOS LÁ...

8 de Abril - Dia Internacional da Natação -COMEMORE!

Em uma Olimpíada, a natação é considerada um dos esportes mais nobres.
 Em 23 de junho de 1894, o barão Pierre de Coubertain, apoiado por amigos e inúmeras celebridades, inaugurou os Jogos Olímpicos modernos.
 A cada olimpíada atletas de todas as partes do planeta superam limites nas raias da maior de todas as competições.
A natação brasileira ao longo dos anos tem conquistado muitas vitórias destacando-se no cenário mundial.
A estréia da equipe de Natação brasileira em uma Olimpíada foi em 1920, na Antuérpia, e o primeiro nadador só subiu ao pódio mais de 32 anos depois.
A primeira medalha ganha pelo Brasil foi na Olimpíada de Helsinki, em 1952, o nadador Tetsuo Okamoto ganhou a medalha de bronze nos 1500 m livre.

A segunda medalha brasileira veio com Manoel dos Santos, que ganhou bronze nos 100 m livre dos Jogos de Roma, em 1960.
Somente em 1980, vinte anos depois, Djan Madruga, Jorge Fernandes, Cyro Delgado e Marcus Matiollinos conquistaram a medalha de Bronze no revezamento 4x200 m livre nos Jogos Olímpicos de Moscou.

No ano de 1984, o Brasil conquistou sua primeira medalha de prata nos Jogos de Los Angeles, com Ricardo Prado, que entra para a história do esporte nacional ao conquistar o segundo lugar nos 400 m. Gustavo Borges foi o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas em Olimpíadas.

No ano de 1992, em Barcelona, ele foi vice-campeão nos 100m livre.
Nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, Gustavo conquistou a medalha prata pelos 200 m livre, e o bronze, pelos 100 m livre.
Fernando Scherer foi outro medalhista da Olimpíada de Atlanta, ele conquistou bronze nos 50 m livre.
Já a história da natação feminina brasileira, a nadadora Fabíola Molina foi a única que atleta feminina que participou dos Jogos Olímpicos, no ano de 2000 em Sidney.
Muitas dispustas virão novos rostos, maios modernos, super nadadores.... Gigantes ou não .... Espero um dia destacar o nome de todos que amam a natação seja medalhista olimpico....
ou guerreiro das águas ergam os braços pra comemorar...
FELIZ DIA DA NATAÇÃO!!!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Tempos Modernos...Tampando tudo...

Cada vez mais surgem equipamentos para auxiliar o desenvolvimento da natação.

Polêmico, pois  de certa forma adaptação (inicio ) e muito importante para sua vida futura como nadador.
Os equipamentos mais comuns são:
  • óculos
  • tampão auricular
  • clip de nariz

Ou seja adaptação do rosto ZERO, porém é importante ter bom senso, no caso de patologias e irritação acentuada vale a pena lançar mão desses recursos.
Principalmente do nadador adulto.
Porem privar o iniciante de adaptar se ao meio liquido o mínimo possível , transforma se em um obstáculo futuro.
Quantos são exímios nadadores com seus aparatos,  porem basta remover um item e pronto ! Peixe fora da agua!
Qualquer equipamento e adequado em situações especificas, mas não devemos ser dependentes totalmente deles.
O objetivo desses equipamentos e proporcionar conforto durante  a pratica da natação.

EQUIPAMENTOS«


Clip de Nariz'= CLIP NOSE


Como Nadar Com Um Clip de Nariz
Um clip de nariz pode ajudar a manter a narina fechada durante a natação

Para os nadadores que tem sinusites ou problemas de respiração enquanto nadam, usar um clip de nariz pode tornar a atividade muito mais confortável.
 Um clip de nariz é um pedaço de plástico pequeno revestido com arame que é colocado no nariz para fechar as narinas.

Nível de Dificuldade:
Fácil
    Ajustando e Testando
    Instruções
  1. 1
    Ajuste e teste o clip enquanto estiver fora da piscina. O clip deve manter a suas narinas fechadas, mas não deve estar desconfortável. Se estiver muito apertado, remova e dobre levemente para fora. Se estiver muito folgado, remova e dobre levemente para dentro. Observe a sua respiração pelo nariz. Se você não for capaz de respirar por ele, o clip está ajustado.
  2. 2
    Vá para debaixo d'água usando o clip. Ele deve bloquear totalmente a água de entrar no seu nariz. Se isso não estiver acontecendo, saia da piscina, remova-o e dobre-o para dentro suavemente para apertá-lo.
  3. 3
    Depois que o clip for perfeitamente ajustado, nade com ele, respirando somente através de sua boca.



    Protetor auricular

     

    Nadador com tampão de ouvido para natação, protetor de ouvido para água

        
             A otite externa é causada uma infecção bacteriana do ouvido no canal entre o tímpano eo ouvido externo. 

    Se a água fica presa na orelha interna, tende a lavar a camada de cera protetora, o que torna a orelha interna vulneráveis ao ataque bacteriano. 
    Este efeito é agravado se a água poluída ou químico-ricos, tais como a encontrada em piscinas, fica preso dentro do ouvido


           As infecções do ouvido médio estão associadas a problemas respiratórios, como gripe, bronquite, sinusite e refluxo. 
    E um problema no ouvido pode causar até uma paralisia facial. “O nervo. facial passa dentro do ouvido. Se esse nervo é mais desprotegido, pode causar a paralisia”, diz a médica otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanches.
           Os tampões para os ouvidos ajudam a prevenir a infecção causada por entrada de água dentro do ouvido. Isto é especialmente importante para os de mais 700 mil pessoas nos Estados Unidos passam por cirurgia no ouvido para colocação do tubo(dreno) nos seus ouvidos.



    TAMPÃO PARA NADAR
    • Protetores de ouvido contra água e ruído, personalizados e feito de material específico de silicone.
    • Indicação de lado para facilitar a colocação, para crianças e adultos.
    • Indicado para ouvido com dreno, uso no chuveiro, piscina, praia, etc.
    • Veda até mesmo sob imersão.
    • Os nadadores estão sujeito as inflamações no ouvido (otite).
    • Usado também para dormir e trabalhar proporcionando maior conforto auditivo pela redução de ruído.


    Impressão (molde) do ouvido para confecção do tampão de ouvido

    Tampão e protetor de ouvido para natação                



    As infecções do ouvido médio são causadas por bactérias e vírus.
    Durante um resfriado, sinusite ou infecção na garganta, ou uma alergia, as trompas de Eustáquio , que liga o ouvido médio à garganta, pode tornar-se bloqueada. Isso interrompe a drenagem do ar do ouvido medio até a garganta. Este líquido é um perfeito terreno fértil para as bactérias ou vírus, onde eles crescem gerando a infecção no ouvido.

    As infecções bacterianas: são infecções de ouvido causadas por bactérias. Os tipos mais comuns são Streptococcus pneumoniae (pneumococo também chamado), Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis.
    As infecções virais: são infecções de ouvido causadas por vírus. O vírus respiratório sincicial (RSV) e gripe ( influenza ) de vírus são os tipos mais freqüentes encontrados.

     
    Causas de acúmulo de líquido:
    Quando o inchaço de uma infecção respiratória superior ou blocos de alergia a trompa de Eustáquio , o ar não consegue chegar ao ouvido médio. 
    Isto cria um vácuo e sucção, que retira fluido e germes do nariz e da garganta para o ouvido médio. 
    O tubo inchado previne este líquido de drenagem. Uma infecção no ouvido começa quando bactérias ou vírus no líquido aprisionado se transformar em uma infecção.
    Inflamação e acúmulo de líquido pode ocorrer sem infecção e causar uma sensação de congestão nos ouvidos. Esta é conhecida como otite média com efusão .
    ÓCULOS - PROTETOR OCULAR

    Anteriormente já tocamos neste assunto, mas como eles evoluem rapidamente e favorecem nossas necessidades individuais, não custa  lembrar que devemos procurar óculos de acordo com nossa face que seja confortável e possa auxiliar no desempenho, seja na aprendizagem ou treinamento avançado.
    segue algumas variações:
    óculos com grau
    Imagem 1 
    high tech com música
     
    máscara
     
    tradicionais
      infantis

     NADAR PODE SER MUITO DIVERTIDO COM MUITOS EQUIPAMENTOS ESTIMULANTES PORÉM TEM MOMENTO ADEQUADO PARA UTILIZA-LOS, PRIVAR UM ALUNO INICIANTE DE ADAPTAR SEU CORPO AO MEIO NÃO É SUA FUNÇÃO PRINCIPAL E SIM PROTEÇÃO.
    AGORA NÃO TEM DESCULPAS PARA COMEÇAR A NADAR...