boo-box

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Natação não tem idade



A natação é considerada uma das atividades físicas mais completas que existem, e ainda é a mais indicada por médicos para pessoas de todas as idades, principalmente crianças e idosos. Ela é recomendada pelos vários benefícios principalmente físicos que traz aos praticantes regulares, e preferida por aqueles que encontram no meio aquático o melhor ambiente para relaxar e cuidar da saúde integral.

A natação é um exercício bastante eficaz, pois coloca em jogo todos os principais músculos do corpo e, conseqüentemente, proporciona um efeito total de condicionamento, maior do que muitos outros esportes. Entre os diversos efeitos positivos que a atividade regular da natação traz para um praticante, podemos destacar o aumento da capacidade respiratória, com conseqüente aumento da sua resistência (fôlego), prevenindo e atuando em problemas de asma e bronquite; uma maior deficiência na correção e manutenção da postura, visto que na posição horizontal nossa coluna está praticamente isenta da ação da gravidade.
A natação ainda contribui na dilatação das paredes do miocárdio e um aumento do volume do coração; torna as artérias mais flexíveis, possibilitando uma melhor circulação sangüínea; diminui a freqüência cardíaca basal (de repouso); atua no sistema nervoso, como um elemento auto-relaxante; e auxilia na coordenação fina e coordenação global.

No decorrer de nossas vidas a atividade mais recomendada é a natação, pela flexibilidade de adaptação de objetivos que ela oferece.

Nenhum comentário: