boo-box

terça-feira, 6 de maio de 2008

Estimulação Precoce

A estimulação precoce é o conjunto de ações que proporciona experiências necessárias à criança, a partir de seu nascimento, para lhe garantir o desenvolvimento máximo de seu potencial, modificando as limitações físicas e intelectuais, através de manejo competente e do treinamento precoce.
O aspecto mais importante de qualquer programa de estimulação é o de responder de forma positiva às reações que demonstram que o bebê foi exposto a novas experiências de aprendizagem e se beneficiou.

Mesmo um progresso lento representa uma diferença na capacidade da criança de enfrentar melhor as tarefas de aprendizagem mais adiante.

A estimulação precoce pode e deve ser aplicada em diversas síndromes neurológicas, como por exemplo:



Síndrome de Down - é uma alteração genética, em que o indivíduo apresenta 47 cromossomos, sendo 1 cromossomo extra ligado ao par 21, ocorrendo um atraso do desenvolvimento, tanto das funções motoras do corpo, como das funções mentais.
Helcio NagamineEnergia: Thiago quer ser campeão de natação e gerente do restaurante em que é contratado com carteira assinada




Síndrome de Rubinstein Taybi - é uma síndrome caracterizada por uma quebra cromossômica e subseqüente perda de material genético, onde o indivíduo apresenta retardo mental e características típicas como: estatura baixa, nariz bicudo, orelhas ligeiramente malformadas, um palato altamente curvado, fendas antimongolóides dos olhos, sobrancelhas grossas ou altamente curvadas, cabeça pequena, polegares largos e/ou dedos do pé grandes. Às vezes, os polegares e/ou hálux são angulados. Outras características típicas incluem uma marca de nascença plana vermelha na testa, articulações hiperextensíveis, pelve inclinada e pequena, e excesso de cabelos. Meninos com esta síndrome normalmente apresentam testículos que não descem (criptorquidia). Também podem apresentar algumas alterações, tais como: dificuldades na alimentação, infecções respiratórias, infecções de ouvido, infecções de olho, obstrução do tubo lacrimal, excesso de mucosa, e às vezes diarréia, ao invés da constipação crônica mais comumente encontrada. Problemas oculares, anomalias cardíacas, anormalidades vertebrais, refluxo gastroesofágico e vômitos, anormalidades de rim, e problemas ortopédicos.







Nenhum comentário: