boo-box

sexta-feira, 18 de junho de 2010

NATAÇÃO X ESCLEROSE MÚLTIPLA

Por muito tempo pessoas com esclerose múltipla (EM) foram orientadas a reduzir seu nível de atividade física.
Esse tipo de orientação pretendia promover a conservação de energia, evitar o aumento da temperatura corporal e, assim, controlar a fadiga e diminuir o risco de exacerbação dos sintomas da doença.
A implicação da adoção de um estilo de vida sedentário repercutiu em um risco maior de doenças cardíacas e em outras condições associadas a inatividade física e a distúrbios característicos da EM, como espasticidade, ataxia, fraqueza muscular, problemas de equilíbrio e fadiga.
Contrariamente a esse panorama, nos últimos anos grupos de pessoas com EM têm se envolvido em programas com exercícios físicos e alcançado benefícios similares àqueles obtidos por pessoas saudáveis.

Além disso, não foram observados casos de aumento dos sintomas da doença relacionados a prática de exercícios físico.

O conhecimento científico relacionado ao tema exercício físico e EM é fundamental para uma orientação adequada de atividades físicas para pessoas com essa doença.

Desse modo, organizamos nosso trabalho contendo informações sobre as características da EM, a capacidade motora e o nível de atividade física de pessoas com essa doença, além de apresentar indicações de exercícios físicos e orientações básicas para a prática.


Oque é esclerose múltipla

http://static.hsw.com.br/gif/esclerose-multipla-desmielinizacao.gif

A EM é uma doença neurológica crônica que afeta a substância branca e, em menor grau, a substância cinzenta do sistema nervoso central .

A perda de mielina observada em lesões na EM leva a falha na propagação de potenciais de ação axonais, sendo a principal causa de sinais e sintomas clínicos característicos da doença. Tais lesões são disseminadas em espaço e tempo, caracterizando períodos de surto e remissão dos sintomas (EM recorrente-remitente) ou, ainda, pela progressão ininterrupta da doença (EM progressiva).

Desse modo, o curso da doença passa a ser imprevisível em cada paciente.

Embora sua origem não seja comprovada, é provável que a EM ocorra em decorrência da combinação:

  • de fatores genéticos
  • infecciosos
  • ambientais
  • e auto-imunes
http://s3.amazonaws.com/pixmac-preview/41345461.jpg.

Ela acomete principalmente mulheres, entre 20 e 40 anos, em seu período de maior produtividade.

A prevalência da doença é variável em diferentes regiões do planeta.

Na Escócia, onde são encontradas as taxas mais elevadas, há 193 casos por 100.000 habitantes.

Em outras regiões, como por exemplo, na China a EM é rara, ocorrendo na proporção de 1 caso por 100.000 habitantes.

No Brasil, dados da última década indicam a prevalência da doença na cidade de São Paulo em 15 casos por 100.000 habitantes (CALLEGARO et al, 2001; PUGLIATTI, SOTGIU e ROSATI, 2002).

Para a avaliação da incapacidade neurológica na EM foram criadas várias escalas, sendo a Expanded Disability Status Scale (EDSS), proposta por Kurtzke, a mais conhecida e amplamente utilizada.

Essa escala é baseada em oito sistemas funcionais (visual, piramidal, sensorial, cerebelar, esfincteriano, cerebral, tronco encefálico e outros) e na capacidade de locomoção. Apresentamos, de forma abreviada, a pontuação dessa escala na Tabela I (KURTZKE, 1983).

Tabela I - Expanded Disability Status Scale (EDSS) (KURTZKE, 1983).

O comprometimento de sistemas funcionais como o piramidal, cerebelar, sensitivo, visual, cognitivo e tronco encefálico é comum em pessoas com EM e pode acarretar o desenvolvimento de várias condições que, por sua vez, influenciam a capacidade funcional e a prática de atividades físicas .

Sintomas

Fadiga: é um sintoma freqüentemente relatado por pessoas com EM. Caracteriza-se por um sentimento incontrolável de apatia, exaustão e falta de energia, sendo considerada uma das principais causas da incapacidade para o trabalho e isolamento social

A origem da fadiga na EM é ainda desconhecida, podendo ser explicada multifatorialmente pela presença de disfunção axonal, falha na condução dos impulsos nervosos no corpo caloso, reação anormal ao calor ou ainda pelo desuso, podendo, nesse último caso, ser reduzida com a prática regular de exercícios físicos .

Espasticidade: trata-se de uma desordem motora caracterizada pelo aumento do tônus muscular, decorrente da hiperexcitabilidade do reflexo de estiramento velocidade-dependente (SATKUNAM, 2003).

A espasticidade presente em pessoas com EM geralmente está relacionada ao curso da doença, podendo trazer prejuízos à execução de movimentos de membros superior e inferior, reduzir a locomoção, dificultar a execução de habilidades motoras finas e interferir na manutenção da postura, conforto, higiene e em funções da bexiga e intestino.

A espasticidade pode ser exacerbada devido ao uso de medicamentos, por infecções do trato urinário, constipação e em períodos de exacerbação da doença .

Ataxia: origina-se de disfunção cerebelar e causa a diminuição da coordenação muscular em tronco e membros, sendo caracterizada por tremores e diminuição do equilíbrio durante a marcha, levando o indivíduo a andar com os pés afastados a fim de aumentar sua base de sustentação. Não existe medicamento capaz de eliminar a ataxia, no entanto, alguns mostram-se eficientes na diminuição dos tremores.

A fixação ou apoio dos membros possibilita a estabilização e diminuição dos tremores .

Déficit sensorial: diminuição do senso de posicionamento de membros, parestesias e perda de sensibilidade a dor são os sintomas mais comuns.

A presença desses sintomas afeta a coordenação das extremidades dos membros e conseqüentemente a marcha .

Reação anormal ao calor: pessoas com EM, freqüentemente, relatam desconforto, aumento da fadiga e o aparecimento de sintomas oftalmológicos devido ao aumento da temperatura corporal. Essa reação anormal ao calor parece ter origem multifatorial, incluindo o próprio aquecimento corporal, alterações circulatórias e na concentração de substâncias humorais .

No entanto, não foram confirmadas respostas anormais associadas ao aumento da temperatura corporal decorrentes da prática de exercícios físicos.


Características do sistema neuromuscular e das capacidades motoras na esclerose múltipla

http://waterworksswim.files.wordpress.com/2009/05/swim-comp-418-068.jpg

A reduzida eficiência na função motora de pessoas com EM tem sido associada a dois fatores:

1.A redução nos níveis de atividade física parece influenciar o aumento do tempo de resíntese da fosfocreatina, sugerindo deterioração da capacidade oxidativa e o surgimento de, pelo menos, parte da fadiga.
Nesse sentido, Lambert et al (2003) estudaram o efeito da ingestão de creatina monohidratada por pessoas com EM, porém, não encontraram efeito significativo nos estoques de creatina muscular ou na capacidade de exercitar-se em alta intensidade desses indivíduos.
O efeito do sedentarismo pode ainda ser representado pelo menor número de fibras tipo I (oxidativas) e reduzido tamanho e ação enzimática em fibras de todos os tipos, levando as pessoas com EM a depender em grande parte do metabolismo anaeróbico, o que favoreceria a exacerbação da fadiga (KENT-BRAUN et al, 1997).

2.A reduzida eficiência da função motora relaciona-se ao papel do sistema nervoso central (SNC) na ativação das unidades motoras. Por exemplo, Kent-Braun et al (1994b) observaram um grupo de pessoas com EM em situação de esforço físico e não detectaram falha na junção neuromuscular, sugerindo que a falha na ativação seria originária de danos no SNC. Outros estudos vêm corroborar essa hipótese apontando a influência de falha central na diminuição das taxas de acionamento máximo das unidades motoras e no recrutamento inadequado das mesmas .

Em síntese, a presença de déficits de origem intramuscular (possivelmente devido ao sedentarismo) e de origem no SNC (provavelmente devido a deficiência na condução decorrente da desmielinização das fibras nervosas) interferem no funcionamento adequado do sistema neuromuscular.


Atividade física e esclerose múltipla

Em EM, a prática de atividades físicas parece ser influenciada pela diminuída eficiência na ativação das unidades motoras e pelo aumento da fadiga central .

O objetivo de alguns estudos tem sido o de determinar a incidência e a influência dos níveis de atividade física em grupos de pessoas com essa doença.

Esses dados geralmente são obtidos por meio de questionários, pois são de fácil uso, baixo custo e tem caráter não invasivo .

Entretanto, o uso do acelerômetro, aparelho que grava o movimento através da aceleração do corpo, tem sido sugerido como um meio de avaliação eficaz dos níveis de atividade física, pois apresenta maior objetividade na obtenção de dados em relação ao questionário Ng e Kent-Braun (1997) verificaram, através do questionário e acelerômetro, que um grupo com 17 pessoas com EM praticava menos atividade física do que um grupo de 15 controles sedentários saudáveis.

Em outro estudo, Stuifbergen verificou que pessoas com EM são mais sedentárias que adultos saudáveis e adultos com uma variedade de condições crônicas.

Essa pesquisa também identificou que aqueles com a doença e mais ativos fisicamente apresentavam valores mais altos nas medidas de funcionamento físico e saúde em geral.

Em geral pesquisas revelam a tendência à adoção de um estilo de vida sedentário por pessoas com EM.

Como fatores prováveis desta tendência podemos destacar a presença da fadiga característica , distúrbios da marcha e ainda a orientação para conservação de energia e redução de esforços intensos.

Contudo, como para a população saudável, as pessoas com EM parecem beneficiar-se com a obtenção de níveis adequados de atividade física.

http://cache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/swim_06_30/swim3.jpg
Força muscular

Métodos de avaliação da força muscular, conduzidos a partir de contrações isométricas e isocinéticas, tem demonstrado a reduzida capacidade de produção de força de pessoas com EM, quando comparadas a sujeitos saudáveis.

Por exemplo, Rice, Vollmer, Bigland-Ritchie (1992) encontraram valores de força 30-70% menores nos músculos de pessoas com EM com diferentes graus de acometimento.

Por sua vez, Schwid et al (1999) relatam que indivíduos com EM eram significativamente mais fracos em uma de quatro medidas de membro superior e significativamente mais fracos em oito medidas de membro inferior.

Lambert, Archer e Evans (2001) apóiam esses estudos, indicando que indivíduos com EM foram mais fracos do que controles, em três de quatro medidas de membro inferior.

Há uma particularidade em relação aos níveis de força de membros superiores e inferiores de pessoas com EM.

Parece haver um maior comprometimento de força de membros inferiores, com relativa preservação desta capacidade em membros superiores.

Desta forma, os prejuízos são observados principalmente na habilidade de deambulação (caminhar), que por sua vez, influi diretamente na manutenção de um estilo de vida independente .

Na década de 1980 um estudo pioneiro com exercícios físicos para pessoas com EM impulsionou o desenvolvimento de programas com essa temática.

Esse estudo incluiu 10 indívíduos em um programa de 10 semanas com exercícios calistênicos em meio aquático e natação.

Nesse estudo foram observadas mudanças positivas na força muscular, fadiga, trabalho e potência, sem a ocorrência de surtos da doença em função da participação no programa .

Somente nos últimos anos pesquisadores tem se dedicado ao estudo de programas específicos de fortalecimento muscular para pessoas com EM.

DeBolt e McCubbin (2004) registraram o impacto de um programa domiciliar com exercícios resistidos para membros inferiores a partir de um programa compreendendo a execução de 6 sessões para instrução dos participantes e 8 semanas de treinamento com 3 sessões semanais em ambiente domiciliar.

Participaram do estudo 19 praticantes e 17 controles, todos com EM confirmada e com EDSS entre 1 e 6,5.

Os resultados demonstraram melhora significativa de potência de pernas, com ganhos médios de 37,4% e diminuição de 12,7% no tempo de caminhada.


Capacidade aeróbia

Devido a fatores como a fadiga, fraqueza muscular, espasticidade e equilíbrio, nota-se o comprometimento da execução da marcha e conseqüente aumento do risco de quedas em pessoas com EM .

Desse modo, as pesquisas com exercícios aeróbios desenvolveram-se principalmente através do uso de ciclo ergômetros, pois permitem adequada acomodação e reduzem o risco de lesão proveniente de quedas .

Quando comparados a pessoas saudáveis, indivíduos com EM apresentam déficits na capacidade aeróbia, expressos pelo VO2.

Não obstante, ganhos de condicionamento são verificados, sem que haja indícios de maiores riscos de surto da doença em decorrência do treinamento aeróbio.

É relevante destacar que, apesar das demandas fisiológicas serem adequadas ao exercício, a presença de fatores como fraqueza muscular, espasticidade e fadiga aparecem relacionados a tolerância destas pessoas ao exercício. Sutherland e Andersen (2001) destacam ainda, a associação de déficits na função dos músculos respiratórios com reduções na capacidade cardiorespiratória dessas pessoas.

O impacto do treinamento aeróbio no condicionamento físico e na qualidade de vida de pessoas com EM foi estudado por Petajan et al (1996).

Nessa pesquisa 21 sujeitos (EDSS = 6) completaram um programa de exercícios por 15 semanas com 3 sessões semanais.

Cada sessão de treino consistia de 5 minutos de aquecimento a 30% VO2máx, 30 minutos a 60% do VO2max, seguidos de 5 minutos de resfriamento e alongamento para os membros inferiores e para as costas.

Os exercícios foram realizados em ergômetro de braços e pernas.

Nesse estudo foi observado aumento de 22% no VO2, diminuição de gordura corporal e níveis de triglicérides, além de mudanças favoráveis na força máxima isométrica de todos os grupos musculares.

O treinamento também resultou em um profundo impacto na qualidade de vida, com reduções na depressão, fadiga e melhora na mobilidade e cuidados corporais.

O autor sugere que indivíduos com EM podem obter benefícios com a prática de exercícios aeróbios, similares àqueles alcançados por pessoas sem doença.

Em síntese, como resultado da doença e do sedentarismo, encontramos déficits nas capacidades motoras de pessoas com EM.

Ao compará-las com pessoas saudáveis, verificamos que há redução no desempenho da força muscular e na capacidade aeróbia.

Na última década, uma série de pesquisas apresentou os benefícios de programas com exercícios físicos para esta população.

A ausência de exacerbação dos sintomas da doença e modificações favoráveis da capacidade funcional, em fatores psicosociais e na qualidade de vida dos participantes, destacam o potencial terapêutico de exercícios aquáticos, de fortalecimento muscular e aeróbicos.

O impacto destas atividades no curso da doença permanece incerto, sendo necessários novos estudos que monitorem modificações no curso da doença ao longo do tempo.


Indicações de exercícios físicos para pessoas com esclerose múltipla

O conhecimento científico sobre a prática de exercícios físicos por pessoas com EM avançou significativamente nas últimas duas décadas.

Nesse período, pesquisadores passaram a considerar a participação de pessoas com EM em programas que envolvessem exercícios em meio aquático, com ciclo ergômetros e com exercícios resistidos.

Entretanto, nessa perspectiva, os diferentes tipos de progressão da EM, sua sintomatologia variada e os diferentes graus de incapacidade dificultam a elaboração de guias e padronizações para a orientação de exercícios para essa população.

No entanto, os estudos mostram que indivíduos com leve a moderado grau de acometimento podem beneficiar-se com programas de exercícios físicos similares àqueles existentes para a maioria da população, de acordo com as orientações do American College of Sports Medicine .

Considerando o crescente número de pesquisas com exercícios físicos para pessoas com EM e sua conseqüente indicação para a promoção de saúde e qualidade de vida dessas pessoas, apresentaremos algumas diretrizes básicas que consideramos pertinentes para a orientação de exercícios físicos para essa população.

O primeiro passo, antes de iniciar qualquer programa com exercícios físicos para pessoas com EM consiste em compreender o quadro clínico do aluno. Nesse aspecto seu médico deve ser consultado.

Esse profissional poderá fornecer informações precisas a cerca do estágio de progressão da doença e das especificidades do quadro clínico atual.

Poderá ainda indicar dificuldades e limitações fisiológicas peculiares de cada paciente, o que pode ser fundamental para a determinação de um programa adequado de exercícios.

O contato com o médico deve ser mantido para que a constante troca de informações possa permitir intervenções coerentes ao longo do tempo.

A segunda etapa a considerar é verificar o histórico de atividades físicas e as principais dificuldades decorrentes de incapacidades.

Informações sobre a adaptação de exercícios e preferências do indivíduo por alguma atividade específica são valiosas e devem ser registradas.

A prática de uma atividade prazerosa pode influenciar favoravelmente na adesão ao programa.

Por último, destacamos a necessidade de avaliação da função motora.

Orientações para o treino de Natação Portador de EM

  • A atenção ao progresso da doença é importante para a orientação de exercícios físicos para pessoas com EM.
  • Se houver exacerbação dos sintomas, deve-se interromper o exercício até que ocorra sua completa remissão.
  • Após o retorno, o programa deve ser revisto e adaptado às condições presentes.

Essas orientações geralmente são úteis para pessoas com EM recorrente-remitente.

Na presença de indivíduos com tipo progressivo, ou seja, sem remissão da doença, a meta do programa deverá ser de simplesmente reduzir a deterioração física e otimizar as funções remanescentes .

Considerando as capacidades, limitações e objetivos pessoais de cada indivíduo pode-se estabelecer o programa mais adequado de exercícios físicos.

De maneira geral recomenda-se exercícios de volume e intensidade moderada, com sessões em dias intercalados que permitam sua adequada recuperação.
Exercícios aquáticos

http://www.nycgovparks.org/sub_opportunities/employment/seasonal/images/learning_to_swim_nyc2_lg.jpg

Exercícios aquáticos são apropriados para pessoas com EM.

A flutuabilidade e viscosidade, características do meio aquático, reduzem o impacto da gravidade e conferem maior equilíbrio e amplitude de movimento de músculos muito fracos para desempenhar a mesma tarefa em terra.

Temperaturas entre 27 e 29° C parecem ser ideais, principalmente para pessoas com sensibilidade ao calor, embora, para algumas pessoas, seja tolerável temperatura até 34°C (hidroterapia). Apesar do efeito desejado de dissipação do calor em meio aquático, temperaturas abaixo de 27° não são recomendadas devido ao risco de aumento da espasticidade .

O desenvolvimento das capacidades de força e resistência muscular localizada podem ser alcançados em meio aquático pela participação em aulas conhecidas como hidroginástica ou hidroterapia.

Esse tipo de atividade é freqüentemente ofertado por academias de ginástica e natação, consistindo na aplicação de exercícios específicos.

O incremento da intensidade do esforço pode ser alcançado com a utilização de aparelhos específicos como caneleiras, coletes e halteres.

Já para a melhora do condicionamento aeróbio podem ser administradas sessões de natação, na medida em que essas não signifiquem esforços muito intensos que elevem significativamente a fadiga.
Exercícios aeróbios

Os programas para desenvolvimento da capacidade aeróbia de pessoas com EM, claramente incorporam as orientações do ACSM .

Nos estudos realizados, basicamente encontra-se a seguinte estrutura:

  • Freqüência de treinamento: ao menos 3 dias por semana.

  • Intensidade de treinamento: 65 - 70% da freqüência cardíaca máxima, ou 55-60% do VO2max.

  • Duração do treinamento: 30 minutos de atividade aeróbica contínua ou intervalada.

  • Modalidade de treinamento: ciclo ergômetro horizontal ou vertical de pernas e braços.

Atividades de aquecimento são consideradas importantes, dada a coerência em sua adoção por preparar fisiologicamente o organismo para a tarefa principal.

Apontamos como principais as rotinas de alongamento, atividades lúdicas ou mesmo a realização do exercício principal do programa em menor intensidade.

Medidas de freqüência cardíaca podem ser úteis para o acompanhamento da intensidade do esforço.

Para algumas pessoas com mínimo ou nenhum déficit motor pode-se incluir sessões de caminhada ou até mesmo de corrida.

Como déficits de equilíbrio e coordenação motora são comuns nessa doença, a definição do método a ser adotado deve levar em consideração as possibilidades e interesses de cada participante.


Exercícios de fortalecimento muscular

Conforme fora proposto por Petajan e White , a aplicação de exercícios para desenvolvimento da força muscular deverá seguir uma lógica crescente de funcionalidade onde, para aqueles com maior déficit motor sugere-se a aplicação de movimentos passivos, como lentos alongamentos para os principais grupos musculares.

Para indivíduos com maior nível de força são indicados alongamentos ativos e exercícios resistidos, com ou sem a ação da gravidade e com número de repetições próximo ao nível da fadiga.

Os autores sugerem atividades como Yoga e Tai Chi.

Indivíduos com pouco ou nenhum déficit motor poderão seguir programas similares aos propostos para pessoas saudáveis:

  • Freqüência de treinamento: 2 - 3 sessões semanais.

  • Volume de treinamento:

    • 8 - 10 exercícios resistidos dinâmicos (isotônicos) que envolvam grandes grupos musculares.

    • 1 - 2 séries.

    • 8 - 12 repetições máximas (repetição máxima é o número máximo de vezes que uma carga pode ser levantada antes da fadiga concêntrica e com execução correta da técnica do exercício)

  • Modalidade de treinamento: pesquisadores têm utilizado diferentes e eficazes modos de treinamento de força para pessoas com EM - máquinas e pesos livres ( peso corporal contra a ação da gravidade aliado ao uso de coletes com pesos e faixas elásticas com diferentes graduações .

Considerando as possibilidades de cada aluno, a progressão de um treinamento para desenvolvimento de força em pessoas com EM pode sofrer grande variação no seu planejamento e progressão.

Pessoas com pouco ou nenhum déficit muscular podem necessitar de modelos de periodização que alterem a intensidade e volume de treino ao longo do tempo para otimizar os ganhos de força. Em outros casos, a instalação precoce da fadiga poderá implicar na realização de um volume reduzido de exercícios, porém, configurando-se ainda como um estímulo suficiente para a manutenção ou mesmo o desenvolvimento da força.

Como em alguns casos há redução na velocidade de resíntese de fosfocreatina de pessoas com EM , deve ser permitido um maior tempo de recuperação entre séries e entre exercícios que envolvam grupos musculares similares.

Nesse sentido, o contato entre o profissional responsável pela orientação do programa de exercícios e o aluno será importante para a determinação do esforço e do tempo adequado de recuperação.

http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Marieclaire/foto/0,,33306375,00.jpg
Exercícios de flexibilidade

As orientações básicas do ACSM são de que exercícios de flexibilidade sejam incorporados à rotina de exercícios e permitam o desenvolvimento ou manutenção da amplitude de movimento articular.

Os exercícios deverão incluir os principais grupos musculares, com freqüência de 2 a 3 vezes por semana .

Para pessoas com espasticidade é recomendado o alongamento antes e após a sessão de exercícios.

O alongamento deve ser realizado de maneira lenta e confortável, objetivando a redução do tônus muscular. Cada posição deve ser mantida por 20-60 segundos para máximo benefício (WHITE e DRESSENDORFER, 2004).


Lian Gong e Yoga

Uma outra possibilidade de exercícios físicos para pessoas com EM são as atividades conhecidas como orientais ou alternativas.

Dentre as estudadas para pessoas com essa doença, destacam-se o Lian Gong e Yoga. Tais práticas são caracterizadas por lenta movimentação e manutenção de posturas pré-estabelecidas.

Elas podem ser adaptadas conforme a necessidade de cada aluno, através do apoio em cadeira, parede ou mesmo pela realização das tarefas no solo.

Dentre os benefícios, destacam-se a sensação de relaxamento, descoberta de novas sensações corporais, (USHIROBIRA, SIVIERO e TAVARES, 2005) e redução da fadiga (OKEN et al, 2005).


Orientações para a prática de exercícios físicos por pessoas com esclerose múltipla

Baseados em informações contidas nos diversos estudos divulgados na literatura científica e em nossa experiência com a orientação de exercícios físicos para pessoas com EM, exporemos, a seguir, alguns pontos que consideramos relevantes para uma orientação, segura e eficaz, de exercícios físicos para pessoas com EM:

  • Estabelecer contato com o médico do aluno a fim de obter informações relevantes para a elaboração do programa de exercícios físicos.

  • Cuidados para controle da fadiga.

    • Elaborar o programa contemplando a alternância de períodos de esforço e descanso.

    • Preferir o horário do dia em que o aluno menos sinta os efeitos da fadiga.

  • Cuidados para evitar o aumento da temperatura corporal.

    • Algumas estratégias têm sido sugeridas, incluindo o uso de salas climatizadas ou bem ventiladas, a adoção de práticas no período da manhã, hidratação adequada (MULCARE et al 2001) e imersão do corpo em água fria até a cintura, exceto em situação onde possa ocorrer exacerbação da espasticidade (WHITE, WILSON e PETAJAN, 1997).

  • Cuidados com a espasticidade.

    • Evitar temperatura em meio aquático, inferior a 27º.

    • Evitar exercícios com alta velocidade de contração.

  • Estabelecer o programa de exercícios físicos conforme as preferências do aluno e de acordo com suas capacidades. Em alguns casos, o aluno pode não ser capaz de atingir e manter uma intensidade de esforço suficiente para promover alterações no sistema aeróbio. Nesses casos, a opção por exercícios de fortalecimento muscular pode ser a melhor alternativa.

  • Facilitar o acesso a sanitários. Pessoas com EM freqüentemente apresentam urgência urinária.

  • Manter diálogo constante com o aluno. Esse hábito possibilitará ao profissional o reconhecimento do impacto diário da fadiga e, assim, facilitará o dimensionamento da carga e volume de cada sessão de treino.

  • Embora a prática de atividades em ambiente aquático seja indicada, faz-se necessário evitar temperaturas inferiores a 27°, devido ao risco de exacerbação da espasticidade, e superiores a 29°, pois algumas pessoas apresentam sensibilidade ao calor, podendo ter aumento da fadiga e presença de distúrbios oftalmológicos.

  • Evitar a prática de exercícios físicos em períodos de surto da doença. Após a recuperação do aluno a atividade poderá ser reiniciada e um novo programa deverá ser estabelecido.

O resultado de estudos publicados nos últimos anos tem apontado o aspecto salutar da adoção de um estilo de vida ativo por pessoas com EM.

Desse modo, esperamos que a mudança do antigo paradigma de conservação de energia facilite às pessoas com EM a exploração e reconhecimento de suas capacidades e potencialidades, possibilitando a melhora de aspectos de sua qualidade de vida e em seu desenvolvimento pessoal.

CONCLUSÃO

Finalmente, entendemos como fundamental que o profissional de educação física esteja preparado para o desafio de conduzir propostas de exercício físico para essa população, estando alicerçado pelo conhecimento mais recente de sua área e atento aos novos avanços. A Natação mostra-se como uma grande aliada em diminuir os danos dessa patologia, melhorando a qualidade de vida do portador EM. A única postura inaceitável frente a doença é a ignorância...

Bons Treinos.


Referências bibliográficas

  • Bakshi R. Fatigue associated with multiple sclerosis: diagnosis, impact and management. Mult Scler 2003; 9(3):219-27.

  • Barnes MP, Kent RM, Semlyen JK, McMullen KM. Spasticity in Multiple Sclerosis. Neurorehabil Neural Repair 2003; 17(1): 66-70.

  • Callegaro D, Goldbaum M, Morais L, Tilbery CP, Moreira MA, Gabbai AA, et al. The prevalence of multiple sclerosis in the city of São Paulo, Brazil, 1997. Acta Neurol Scandin 2001; 104(4): 208-13.

  • Cattaneo D, De Nuzzo C, Fascia T, Macalli M, Pisoni I, Cardini R. Risks of falls in subjects with multiple sclerosis. Arch Phys Med Rehabil 2002; 83(6): 864-87.

  • Debolt LS, Mccubbin JA. The effect of home-based resistance exercise on balance, power, and mobility in adults with multiple sclerosis. Arch Phys Med Rehabil 2004; 85(2): 290-7.

  • Gehlsen GM, Grigsby SA, Winant DM. Effects of an aquatic fitness program on the muscular strength and endurance of patients with multiple sclerosis. Phys Ther 1984; 64(5): 653-7.

  • Guthrie TC, Nelson DA. Influence of temperature changes on multiple sclerosis: critical review of mechanisms and research potential J Neurol Sci 1995; 129(1): 1-8.

  • Kasser SE, McCubbin J. Effects of progressive resistance exercise on muscular strength in adults with multiple sclerosis Med Sci Sports Exerc 1996; 28(5): 143.

  • Kent-Braun JA, Sharma KR, Miller RG, Weiner MW. Postexercise phosphocreatine resynthesis is slowed in Multiple Sclerosis. Muscle Nerve 1994a; 17: 835-41.

  • Kent-Braun JA, Sharma KR, Weiner MW, Miller RG. Effects of exercise on muscle activation and metabolism in multiple sclerosis. Muscle Nerve 1994b;17: 1162-9.

  • Kent-Braun JA, Ng AV, Castro M, Weiner MW, Gelinas D, Dudley GA, et al. Strength, skeletal muscle composition and enzyme activity in multiple sclerosis. J Appl Physiol 1997;83(6): 1998-2004.

  • Kieseier BC, Wiendl H. Multiple sclerosis: advances, excitements, disenchantments. Lancet Neurol. 2006; 5(1): 2-3.

  • Kurtzke JF. Rating neurologic impairment in multiple sclerosis: an expanded disability status scale (EDSS). Neurology 1983; 33(11): 1444-52.

  • Lambert CP, Archer RL, Evans WJ. Muscle strength and fatigue during isokinetic exercise in individuals with multiple sclerosis. Med Sci Sports Exerc 2001; 33(10): 1613-9.

  • Lambert CP, Archer RL, Carrithers JA, Fink WJ, Evans WJ, Trappe TA. Influence of creatine monohydrate ingestion on muscle metabolites and intense exercise capacity in individuals with multiple sclerosis. Arch Phys Med Rehabil 2003; 84: 1206-10.

  • Lockette KF, Keyes AM, Conditioning with physical disabilities. Rehabilitation Institute of Chicago. Champaign: Human Kinetics; 1994.

  • Mathiowetz, V, Volland, G, Kashman N, Weber K. Adult norms for the Box and Block Test of manual dexterity. Am J Occup Ther 1985; 39(6): 386-91.

  • Mostert S, Kesselring J. Effects of a short-term exercise training program on aerobic fitness, fatigue, health perception and activity level of subjects with multiple sclerosis. Mult Scler 2002; 8(2): 161-8.

  • Mulcare JA, Webb P, Mathews T, Gupta SC. Sweat Response During Submaximal Aerobic Exercise in Persons With Multiple Sclerosis. Int J MS Care [periódico on line] 2001 [citado 2005 jun 7]; 3 (4). Disponível em: URL: http://www.mscare.org/journal/a0112/page_03.cfm

  • Mulcare, JA. Multiple sclerosis. In: American College of Sports Medicine. ACSM´s exercise management for persons with chronic diseases and disabilities. Champaign: Human Kinetics 1997.

  • Ng AV, Kent-Braun JA. Quantitation of lower physical activity in persons with multiple sclerosis. Med Sci Sports Exerc 1997; 29(4): 517-23.

  • Oken BS, Kishiyama S, Zajdel D, Bourdette D, Carlsen J, Haas M, et al. Randomized controlled trial of yoga and exercise in multiple sclerosis. Neurology 2004; 62(11): 2058-64.

  • Olgiati R, Burgunder JM, Mumenthaler M. Increased energy cost of walking in multiple sclerosis: effect of spasticity, ataxia, and weakness. Arch Phys Med Rehabil 1988; 69(10): 846-9.

  • Petajan JH, Gappmaier E, White, AT, Spencer MK, Mino L, Hicks RW. Impact of aerobic training on fitness and quality of life in Multiple Sclerosis. Ann Neurol 1996; 39: 432-41.

  • Petajan JH, White AT. Motor-evoked potentials in response to fatiguing grip exercise in Multiple Sclerosis patients. Clin Neurophys 2000; 111(12): 2188-95.

  • Petajan JH, White AT. Recommendations of physical activity in patients with multiple sclerosis. Sports Med 1999; 27(3): 179-91.

  • Peterson C. Exercise in 94°F water for a patient with multiple sclerosis. Phys Ther 2001; 81:1049-58.

  • Podsiadlo D, Richardson S. The timed "Up & Go": a test of basic functional mobility for frail elderly persons. J Am Geriatr Soc 1991; 39: 142-148.

  • Pollock ML, Gaesser GA, Butcher JD, Despres JP, Dishman RK, Franklin BA, et al. ACSM Position Stand: The Recommended Quantity and Quality of Exercise for Developing and Maintaining Cardiorespiratory and Muscular Fitness, and Flexibility in Healthy Adults. Med Sci Sports Exerc 1998; 30(6): 975-91.

  • Ponichtera-Mulcare JA. Exercise and Multiple Sclerosis. Med Sci Sports Exerc 1993;25(4): 451-65.

  • Pugliatti M, Sotgiu S, Rosati G. The worldwide prevalence of multiple sclerosis. Clin Neurol Neurosurg. 2002; 104(3): 182-91

  • Rice Cl, Vollmer T, Bigland-Ritchie B. Neuromuscular responses of patients with multiple sclerosis. Muscle Nerve 1992; 15: 1123-32,

  • Rizzo MA, Hadjimichael OC, Preiningerova J, Vollmer TL. Prevalence and treatment of spasticity reported by multiple sclerosis patients. Mult Scler 2004; 10(5): 589-95

  • Rodgers MM, Mulcare JA, King DL, Mathews T, Gupta SC, Glaser RM. Gait characteristics of individuals with multiple sclerosis before and after a 6-month aerobic training program. Rehabil Res Dev 1999; 36(3): 183-8.

  • Romberg A, Virtanen A, Ruutiainen J, Aunola S, Karppi SL, Vaara M, et al. Effects of a 6-month exercise program on patients with multiple sclerosis: a randomized study. Neurology 2004; 63(11): 2034-8.

  • Satkunam LE. Rehabilitation medicine: 3. Management of adult spasticity CMAJ 2003; 169(11): 1173-9.

  • Schwid S.R, Thornton C.A, Pandya S, Manzur KL, Sanjak M, Petrie MD, et al. Quantitative assessment of motor fatigue and strength in Multiple Sclerosis. Neurology 1999; 53(4): 743-50.

  • Sharma KR, Kent-Braun J, Mynhier MA, Weiner MW, Miller RG. Evidence of an abnormal intramuscular component of fatigue in multiple sclerosis. Muscle Nerve 1995; 18(12): 1403-11.

  • Slawta JN, McCubbin JA, Wilcox, AR, Fox SD, Nalle DJ, Anderson G. Coronary heart disease risk between active and inactive women with multiple sclerosis. Med Sci Sports Exerc 2002; 34(6): 905-12.

  • Sorensen PS. Multiple sclerosis: pathophysiology revisited. Lancet neurol. 2005; 4(1): 9-10.

  • Stuifbergen, AK. Physical activity and perceived health status in persons with multiple sclerosis. J Neurosci Nurs 1997; 29(4): 238-43.

  • Sutherland G, Andersen MB. Exercise and multiple sclerosis: physiological, physiological and quality of life issues. The J Sports Med Phys Fitn 2001; 41(4): 421-32.

  • Tartaglia MC, Narayanan S, Francis SJ, Santos AC, De Stefano N, Lapierre Y, et al. The relationship between diffuse axonal damage and fatigue in multiple sclerosis. Arch Neurol 2004; 61(2): 201-7.

  • Thoumie P, Mevellec E. Relation between walking speed and muscle strength is affected by somatosensory loss in multiple sclerosis J Neurol Neurosurg Psychiatry 2002; 73: 313-5.

  • Ushirobira S, Siviero EK, Tavares MCGCF. A prática do lian gong para pessoas com esclerose múltipla. Revista da Sobama 2005; 10(S1): 92

  • White LJ, Dressendorfer RH. Exercise and multiple sclerosis. Sports Med 2004; 34(15): 1077-100.

  • White LJ, McCoy SC, Castellano V, Gutierrez G, Stevens JE, Walter GA, et al. Resistance training improves strength and functional capacity in persons with multiple sclerosis. Mult Scler 2004; 10(6): 668-74.

  • Zifko UA. Management of fatigue in patients with multiple sclerosis. Drugs 2004; 64(12): 1295-304.

Nenhum comentário: