boo-box

terça-feira, 22 de abril de 2014

Troféu Maria Lenk de natação volta a São Paulo após 14 anos

Depois de 14 anos, o Troféu Maria Lenk de natação, principal competição da modalidade no País, voltará a ser disputado em São Paulo. 
A competição será realizada entre 21 e 26 de abril no Parque Aquático do Ibirapuera e pela primeira vez com o atual nome na capital paulista.
O torneio só passou a ter esta denominação em 2007, pouco antes dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, pelo falecimento de Maria Lenk, considerada a mais importante nadadora da história do Brasil. 
Ela foi a primeira mulher sul-americana a disputar uma edição das Olimpíadas, em Los Angeles-1932. 

Integrante do Hall da Fama da Natação, ela bateu o recorde mundial nos 200m e 400m peito e ainda introduziu o nado borboleta nos Jogos de Berlim-1936.
Este ano, o Maria Lenk, última seletiva para o Pan-pacífico, contará com 350 nadadores representando 42 clubes. 
Pinheiros, com 75 atletas, Corinthians, com 57, e Minas, com 42, são as maiores delegações. Os destaques são as participações dos medalhistas olímpicos Cesar Cielo e Thiago Pereira, além dos maratonistas Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Samuel de Bona, Allan do Carmo e Diogo Villarinho.
O atual campeão do Troféu Maria Lenk é o Minas Tênis, que conta com Cesar Cielo em sua equipe para lutar pelo décimo título. 

Na última vez que a competição foi realizada em São Paulo, em 2000, o Vasco da Gama ficou com a primeira colocação na disputa entre clubes.

Nenhum comentário: