boo-box

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

México desiste de organizar Mundial de Natação de 2017

O governo mexicano anunciou 18/02/15 , a sua decisão de desistir de organizar o Mundial de Natação de 2017, que deveria acontecer na cidade de Guadalajara, por conta de cortes de gastos no orçamento público.


"Foi determinado a Federação Internacional de Natação (FINA) será informada que o México não receberá o campeonato mundial", informou num comunicado Jesús Mena, diretor geral da Comissão Nacional do Esporte (Conade) do país.
A decisão foi tomada depois de uma revisão do orçamento do Conade, explicou o diretor.
O México já havia orçado 9,5 milhões dos 100 milhões de dólares necessários para a organização do Mundial. 
De acordo com o contrato assinado com a FINA em 2011, o governo terá que pagar uma multa de 5 milhões de dólares por desistir de sediar a competição.

"Já tive a oportunidade de conversar com o presidente da FINA, Julio César Maglione, que lamenta esta situação, mas entende as circunstâncias e reitera seu apoio às atividades aquáticas no nosso país", acrescentou Mena.

Afetado pela drástica queda dos preços do petróleo, o governo mexicano anunciou no dia 30 de janeiro um corte de cerca de 8,2 bilhões de dólares nas dispensas públicas previstas para 2015, o que equivale a 0,7% do PIB.

Um dos principais projetos abandonados por contra da revisão do orçamento foi o primeiro trem-bala da América Latina, que deveria ligar a Cidade do México com Querétaro.

O próximo Mundial de Natação, competição que acontece a cada dois anos, será realizado na cidade de Kazan, na Rússia.
A edição de 2013 também foi marcada por problemas semelhantes à situação enfrentada pelo México.
A cidade de Dubai, dos Emirados Árabes Unidos, desistiu de sediar o evento, alegando problemas econômicos derivados da crise mundial, e acabou sendo substituída por Barcelona.
A Crise econômica chegou a todos, ela está em nossas portas faz tempo...
Só não vê quem não quer...

Sempre há uma luz no fim do túnel...


Nenhum comentário: