Não sei se teremos medalha já nesta edição, muito difícil, mas ver os resultados , nadadoras como  Etiene Medeiros  e outras nos trás esperança.
 Até pouco tempo atrás não se disputava vaga de nenhuma prova, 
Algumas poucas faziam índices sozinhas, sem disputa real (mesmo que muitas fizessem, só os 2 primeiros tempos classificam). 
Ainda temos muitas provas femininas sem representantes e pouca disputa. A valorização das individualidades das meninas (ao invés de enquadra-las nos padrões masculinos) como conhecimento complementar para os treinamentos esta ajudando a evoluir o esporte, mesmo que não tão rápido como gostaríamos.
 Antes quanto mais a menina se aproximasse da técnica, personalidade e tudo mais masculino, era visto como positivo. 
Isso Mudou, os técnicos que tiveram uma visão mais detalhista,e valorizaram as particularidades femininas, obtiveram melhores resultados com suas atletas.
Nossas atletas de 2016
Alguns  tempos da natação feminina brasileira estarão disputando finais:
.Revezamentos já classificados, 4 por 100 livre e 4 por 200 livre. 
Finais não são  comuns para as mulheres na natação, temos somente 4 nomes em finais individuais:
Piedade Coutinho –única com duas individuais- em 1936 (5ª nos 400m livre) e 1948 (6ª nos 400m livre)

 Joanna Maranhão em 2004 (5ª nos 400 medley)
Flávia Delaroli –  em 2004 (8ª nos 50m livre) 


Gabriela Silva em 2008 (7ª nos 100m borboleta).

Dois revezamentos alcançaram finais também, o 4x100m livre de 1948 (6º lugar com Piedade Coutinho, Eleonora Schmidt, Maria da Costa e Talita Rodrigues)

 4x200m de 2004 (7º com Joanna Maranhão, Monique Ferreira, Paula Baracho e Mariana Brochado).

Etiene Medeiros e Graciele Herrmann conquistaram vaga e representarão nossa seleção nos 50m livre. (50m livre é uma das provas mais disputadas em termos de quantidade de atletas nadando para tempos expressivos)
Nos 100 metros costas em que a Etiene estará também brigando por uma final. Ela persegue  mais um título inédito em sua carreira (ela foi 1º ouro feminino em campeonatos Pan Americanos, nos 100m costas; 1ª medalha feminina –ainda por cima de ouro- em campeonatos Mundiais de piscina curta, no 50m costas; e 1ª medalha, também inédita para as mulheres, em Mundiais de piscina longa, prata na prova dos 50m costas). Infelizmente o 50 costas não acontece em olimpíadas – nenhum 50m, só o livre. 
 Ela teria que baixar uns 40 centesimos nos 50m livre ou uns 60 centesimos nos 100m costas para disputar uma medalha (que também seria inédita para a natação feminina). Eu achava que nos 100m costas seria um caminho mais fácil (por ter mais distância, tem mais o que melhorar e corrigir). Porém, sua habilidade como velocista  fala mais alto, a ponto de investir em outro estilo (o crawl / livre).
A Super Joanna Maranhão 
Está indo para sua 4ª Olimpíada. São 16 anos nadando em alto nível. Se considerar à partir da primeira, são 13 anos, mas normalmente ninguém começa a nadar no ano em que se classifica para o maior evento esportivo do mundo.Tudo começa vários anos antes… Ela já igualou o melhor resultado individual de uma mulher em Olímpiadas, 5º.

Coleciona recordes nacionais e sulamericanos . Essa qualidade lhe permite escolher entre varias provas as que irá participar nos Jogos, isso não é pra qualquer um. Precisa melhorar suas marcas se quiser (e ela quer) entrar em outra final. Igualaria Piedade Coutinho com 2 finais individuais, quem sabe até final do revezamento. Mas o conjunto da obra faz da sua participação a coroação de uma carreira de sucesso, com altos e baixos que a levaram a muita maturidade e crescimento, dentro e fora das piscinas. Ela com certeza tem muito a passar a todas as companheiras de equipe.

Larissa Oliveira
Nos 100m e 200m livre, tempos que são necessários para sermos mais competitivos a nível mundial. Os revezamentos também agradecem. E o bom é que ela não é a única isolada, temos um grupo de meninas chegando a tempos significativos. Nos 100m livre a Etiene também estará nadando.


 Além de Larissa e Etiene, o revezamento 4x100m livre será completo por Manuela Lyrio e Daynara de Paula e tem hoje uma real possibilidade de disputar uma vaga entre as melhores 8 equipes.
 Jessica Cavalheiro e Gabrielle Roncatto, que completam o revezamento  4x200m livre. 
Daiene Dias e Daynara de Paula estão na prova de 100m borboleta mas precisam de tempos mais fortes para pensarem em finais. 
 Revezamentos se classificaram no mundial do ano passado ficando até o 12º lugar. 16 participam dos Jogos. As últimas 4 vagas ficam com os top 4 do mundo.
Em Agosto veremos nossas Meninas Super Poderosas em Ação.

Que venham os jogos!!!