boo-box

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Etiene é absolvida no STJD da natação

Decisão do painel nacional é passível de recurso, a depender da avaliação de entidades mundiais

A nadadora Brasileira  Etiene Medeiros foi absolvida, nesta quinta (30/06), a respeito do resultado de doping positivo para a substância proibida Fenoterol, presente no medicamento Berotec, utilizado para o tratamento de asma. 
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da natação considerou a atleta inocente no caso, a liberando sem qualquer punição.
O resultado do STJD da natação ainda pode vir a ser contestado pela Federação Internacional de Natação (Fina) ou até mesmo pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Caso isso aconteça, o caso será levado ao Tribunal da Corte Suprema do Esporte CAS/TAS. A Fina receberá o relatório com o resultado do processo nos próximos dias, quando deverá se pronunciar corroborando com a absolvição de Etiene ou contestando o resultado, levando o julgamento para a instância final.


Etiene foi submetida a exame surpresa fora de competição no dia 8 de maio, em São Paulo, realizado pela ABCD - Agência Brasileira de Controle de Dopagem. O resultado saiu no dia 2 de junho e, de imediato, ela se colocou em suspensão voluntária, deixando de competir no Circuito Marenostrum de Natação, em Canet, na França, e em Barcelona, na Espanha. 
No dia 14 de junho/16, a contraprova ratificou o resultado da amostra A, efetivando a suspensão de Etiene.
Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou que, ao analisar as provas, por unanimidade de votos (8x0), o STJD da natação decidiu que nenhuma culpa ou negligência poderia ser imputada à atleta, declarando assim a sua inocência.
 Etiene estava afastada dos treinamentos do SESI/SP, equipe pela qual compete desde 2013 e que a apoiou desde o anúncio do teste positivo, e vinha treinado em separado. 
Com o resultado, será reintegrada, e também deverá voltar a receber a Bolsa Pódio, que foi suspensa pelo Ministério do Esporte

Nenhum comentário: