boo-box

terça-feira, 26 de julho de 2016

Suspensão de País nos Jogos Olímpicos? Isso já aconteceu...

O FATO NÃO INÉDITO
Um país não ser convidado para os Jogos Olímpicos não é novidade, Alemanha e Japão foram deixados de fora dos Primeiros Jogos pós Guerra em 1948 em Londres, na Grã-Bretanha, assim como a África do Sul e sua política de Apartheid lhe afastaram de 1960 a 1992, o Afeganistão foi punido nos Jogos de Sydney em 2000 em defesa das mulheres e a política de discriminação imposta pelo regime do Talibã.
Outros países como Áustria, Hungria, Tuquia e Indonésia, também já foram deixados de fora por razões diversas.
Mas o caso de doping da Rússia ganhou elementos dignos de um bom romance policial, com drama, suspense, romance e acreditem suspeita de homicídio.
Vamos aos elementos:
PAÍS:  RÚSSIA

A luta contra o doping segue firme e forte.  Além do atletismo da Rússia, já afastado do Rio 2016, seguem investigações contra Quênia e Etiópia. O levantamento de peso da Bulgária pelo número de casos positivos também já está fora da Olimpíada no Rio de Janeiro.
PERSONAGENS DA TRAMA
Vitaly Stepanov –

Funcionário da RUSADA e marido da atleta Yulia Stepanova.
Foi o principal delator do esquema nacional e oficial de dopagem do atletismo russo. Fugiu da Rússia para a Alemanha e hoje mora nos Estados Unidos com a esposa. Suas denúncias foram apresentadas em entrevistas, mas acompanhadas de vídeos, gravações, emails e cópias de texto de mensagem comprovando o esquema de doping oficial.

Yulia Rusanova Stepanova –

Corredora de 800 metros da Rússia, medalhista no Campeonato Mundial suspensa por doping em 2013 por dois anos após confirmada alterações no seu passaporte genético. Junto com o marido, se tornou em figuras destacadas nas delações do esquema de doping para TV alemã ARD. Aguarda definição do COI para competir de forma independente no Rio pois já tem marca classificatória para a sua prova e seus testes indicaram resultados negativos.

Hajo Seppelt –
Jornalista alemão responsável pelo documentário que gerou no início da investigação pelo COI em 2014 na TV alemã ARD.
Grigory Rodchenkov –
Ex-diretor do laboratório da RUSADA, apresentou denúncias ao jornal americano New York Times revelando esquema de perda e falsificação de resultados nos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014. No seu depoimento, 15 medalhistas russos em Sochi tiveram troca de seus testes para evitar os resultados positivos. Dois de seus companheiros de diretoria foram encontrados mortos.
Nikita Kamaev –

Ex-diretor da RUSADA misteriosamente encontrado morto aos 52 anos em fevereiro passado. Segundo os jornais The Times da Grã-Bretanha e Frankfurter Allgemeine da Alemanha teria, junto com Grigory Rodchenkov, oferecido a Federação de Natação da Rússia, uma proposta para camuflar os testes dos nadadores da seleção nacional em troca de um suborno de 3 milhões de rublos anuais (145 mil reais). A proposta foi recusada pela Federação de Natação da Rússia.

Vladimir Putin –
Presidente da Rússia desde maio de 2012 em seu segundo termo depois de presidir o país de 2000 a 2008. Não aceita a suspensão do atletismo de seu país e promete apelar a todas as possíveis cortes internacionais.
Vitaly Mutko –
Ministro do Esporte da Rússia, declarou revolta com a decisão da IAAF e alega que o país vinha fazendo as necessárias e providenciais ações no controle e organização do sistema anti-dopagem do país. Promete levar o caso ao Tribunal da Corte Suprema.
Alexander Zhukov –
Economista russo, graduado em Harvard nos Estados Unidos, político de destaque é membro da Câmara Nacional, conhecida como Duma, além de Presidente do Comitê Olímpico Russo. 
Richard Pound –
Advogado canadense, ex-nadador olímpico (1960), ex-Presidente da WADA, atual Diretor Internacional do Comitê Olímpico Internacional e que anunciou uma possível não participação de todos os esportes da Rússia nos Jogos do Rio 2016. Tal decisão seria “uma bomba atômica” segundo suas próprias palavras, mas relacionadas as denúncias de trapaça nos exames anti-doping realizados nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi 2014.
John Coates –
Advogado australiano, Presidente do Comitê Olímpico Australiano e vice Presidente do Comitê Olímpico Internacional. Figura de destaque e influência no esporte mundial. Declarou que a agência de controle anti-dopagem russa está “podre até a base”. Recebeu uma resposta do Twitter da RUSADA a tal polêmica declaração. Coates foi o mesmo que declarou há alguns anos “as preparações para os Jogos do Rio 2016 são as piores da história”.
Natalia Zhelanova –
Assessora do Ministro do Esporte da Rússia Vitaly Mutko e responsável pela implementação nas reformas do programa de controle anti-dopagem no país. Fez um apelo público ao COI para rever a decisão tomada pela IAAF em benefício dos atletas limpos não tenham de pagar pelos que jogaram sujo no processo.
ENTIDADES
IAAF –
International Association of Athletics Federation é a Federação Internacional de Atletismo com sede no Principado de Monaco e que determinou a suspensão do atletismo da Rússia em novembro de 2015 e confirmou a manutenção da suspensão na sexta-feira em decisão unânime do seu Comitê Executivo.
WADA –
World Anti-Doping Agency é a Organização Mundial de Controle Anti-Dopagem localizada em Montreal, no Canadá. A entidade apresentou ao IAAF um relatório quando faltavam dois dias para o anúncio da decisão referente a suspensão da Rússia. No relatório, a entidade revelou que 73 dos 455 testes feitos em atletas russos não puderam ser coletados, 7336 testes foram negados ou cancelados, 23 coletas desapareceram e 52 casos positivos na modalidade do atletismo.
COI –
Comitê Olímpico Internacional, entidade que regula o esporte olímpico se reunirá nesta terça-feira em Laussanne, na sua sede, para homologar a decisão aplicada pela IAAF. A entidade ainda irá deliberar como será o processo de seleção dos atletas “limpos” que poderão competir nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 sem a bandeira ou o hino russo.
FINA –
Federação Internacional de Natação, localizada em Lausanne, na Suiça. Entidade divulgou uma nota oficial indicando preocupação com o problema de doping do atletismo russo além do esquema de possível suborno para atletas da Seleção de Natação não serem testados para o controle anti-doping. A entidade garantiu que seguirá o processo de controle dos 10 melhores nadadores do mundo em todas as provas. Um total de um milhão de dólares foi investido neste movimento em 2016.Comunicou que sete atletas da delegação da Rússia não se enquadram na lista apresentada pelo COI e dessa forma estão fora da Olimpíada.
FINA manteve suspensão de Efimova – Divulgação/FINA
RUSADA –
Agência Nacional de Controle Anti-Doping da Rússia, entidade que tem seu principal laboratório descredenciado pela WADA além de inúmeras acusações de impedir a legitimidade dos testes.
GOVERNO DA RÚSSIA –
O país sofre com o drama de doping. É o maior país do mundo e nos Jogos Olímpicos de Sochi, na Rússia, promoveu os Jogos mais caros da história com 51 bilhões de dólares.

Nenhum comentário: