boo-box

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A Especialista e a Dama de Ferro










Se nas provas masculinas Michael Phelps é a grande estrela, nas femininas o trono é dividido por duas campeãs olímpicas e recordistas mundiais: a americana Katie Ledecky e a húngara Katinka Hosszú.
As duas não deram chance para as adversárias, cada uma em suas especialidades no Rio-2016.

Ledecky é uma especialista nas provas de nado livre e nadou também os 800m. O recorde mundial dava de 8min06s68,  baixou para que 8min04s79.

Já a Dama de Ferro da Hungria, que ganhou esse apelido porque sempre disputa muitas provas nos campeonatos de que participa, tem como provas mais fortes as de medley por conseguir nadar bem os quatro estilos. 

DAMA DE FERRO
A húngara Katinka cruzou os cerca de 50 metros da área destinada a entrevistas apressada. O semblante era fechado. A nadadora parecia visivelmente incomodada. Um desavisado diria que, minutos antes, ela fracassara na piscina do Estádio Aquático. 
Katinka, porém, havia conquistado o ouro, seu terceiro nesta Olimpíada, com direito a quebra de recorde olímpico nos 200m medley. Uma hora depois, a Dama de Ferro, apelido que ganhou dos chineses no Mundial de 2013, quando subiu ao pódio cinco vezes em oito disputas, estava bem mais leve. “Esta noite eu não acho que fiz minha melhor prova”, avaliou.
A autoanálise fria e dura deu lugar a um sorriso pouco depois. “Até vir para o Rio eu não tinha nenhuma medalha olímpica. Então eu estaria feliz com uma medalha de qualquer cor”, afirmou Katinka, que é uma colecionadora de medalhas em mundiais.
E talvez tenha sido isso que pressionou a atleta nos últimos tempos. 
A húngara de 27 anos disputou todos os Jogos Olímpicos desde Atenas, em 2004. Na última edição, em Londres, era apontada como favorita para a prova dos 400m medley, mas encerrou apenas na quarta colocação. 
Saiu de lá incomodada. “Nos últimos quatro anos eu trabalhei realmente forte. Quando eu vim para o Rio, eu estava pronta para competir”, comentou Katinka.
Agora, ela já pode dizer que ao lado da cinco medalhas de ouro e quatro de bronze em Mundiais, ela tem outras relevantes. “Conseguir três ouros na Olimpíada é algo surreal. Estou super empolgada”, afirmou a nadadora, que pode ampliar ainda mais a conta 

Katie Ledecky  - Resultados da Especialista no rio 2016

Ouro200m livre feminino     (1:53,73)
Ouro800m livre feminino (8:12,86)OR  (8:04,79)WR
Ouro400m livre feminino
OuroRevezamento 4 x 200m livre feminino (7:43,03)
PrataRevezamento 4 x 100m livre


 Katinka Hosszú. -Os Resultados da Dama de Ferro

Ouro100m costas feminino
Ouro400m medley feminino
Ouro200m medley feminino (2:06,03)
Prata200m costas feminino

Nenhum comentário: