boo-box

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Evolução Técnica da Natação - Quando é preciso Nadar cada vez mais Rápido.

Quando Nadar significava Sobrevivência...

 A água é um elemento que está presente na vida do ser humano desde seu nascimento, e ele representa de 40 a 60% de seu peso corporal(McARDLE, KATCH e KATCH, 1990).
 Apesar disso, o meio aquático não é seu meio natural, podendo inclusive percebê-lo como hostil. 
Nas sociedades primitivas a natação é vista como uma atividade de sobrevivência, bem para poder pescar ou, simplesmente, para não perecer afogado em quedas fortuitas na água ou crescidas de rios (Lewin, 1979).




A técnica executada não era o mais importante, mas sim o resultado final, a Vida.

Mas, que entendemos por natação?
A natação se define como:"ação e efeito de nadar" (REAL ACADEMIA ESPANHOLA, 1997), entendendo por nadar: 
"deslocar uma pessoa ou animal sob a água, ajudando-se dos movimentos necessários e sem tocar o solo nem outro apoio" (REALACADEMIA ESPANHOLA, 1997).

Outros autores, vemos que aparecem termos como energias: 
 "Avance voluntário num líquido elemento, graças às próprias energias" (IGUARÁN,1972), ou inclusive o termo sustentar-se.

 mas fazendo unicamente referência ao homem: 
 "Meio que permite ao homem sustentar-se e avançar na água"(RODRÍGUEZ, 1997).

Baseando-nos nos autores citados anteriormente, podemos definir a natação como "a habilidade que permite ao ser humano deslocar-se num meio líquido, normalmente a água, graças às forças propulsivas que gera com os movimentos dos membros superiores, inferiores e corpo, que lhe permitem vencer as resistências que se opõem ao avanço".

Uma vez definida a natação, ao adicionar-lhe o adjetivo "desportiva",teríamos a atividade na que o ser humano pratica um esporte olímpico regulamentado, com o objetivo de deslocar-se da forma mais rápida possível na água, graças às forças propulsivas que gera com os movimentos dos membros superiores, inferiores e corpo, que lhe permitem vencer as resistências que se opõem ao avanço do nadador . 

 EVOLUÇÃO DA NATAÇÃO ATRAVÉS DA HISTÓRIA

Os primeiros registos históricos que fazem referência à nataçãoaparecem em Egito, no ano 5.000 a.C., nas pinturas da Rocha de Gilf Kebir(LEWILLIE, 1983)

Mas até o esplendor de Grécia, a natação não vai desprender dessa mera função de sobrevivência; é então quando a natação passa a ser uma parte mais da educação dos gregos (LEWIN, 1979;RODRÍGUEZ, 1997)
Quanto à natação desportiva nos Jogos Olímpicos antigos, não existe constância de sua prática; verdade é que as competições de natação são algo pouco freqüente (LEWIN, 1979), mas a natação sim tem uma grande importância no treinamento militar e como medida recuperadora para os atletas (JARDÍ, 1996)
Ao igual que em Grécia, em Roma a natação faz parte da educação dos romanos, existindo uma visão mais recreativa da água, exemplo disto é que dentro de suas termas, existiam piscinas a mais de 70 metros de longitude(LEWIN, 1983).

Durante a Idade Média o interesse pela natação decresce em grande parte, devido sobretudo, ao pouco entendimento que se mostra a tudo o relacionado com o corpo humano. 
Só nos países do norte de Europa se vê como uma atividade benéfica (LEWIN, 1979; REYES, 1998).
No Renascimento, a prática da natação volta a ressurgir do período de obscurantismo ao que esteve submetida durante a Idade Média, e se a considera como uma matéria idônea dentro das atividades físicas (REYES,1998).  
Como fruto desta concepção, surgem os primeiros escritos referentes à natação, como é o livro do alemão NICHOLAS WYMMAN (1538) titulado:  "Colymbetes, Sive de arti natandis dialogus et festivus et iucundus lectu", cuja tradução livre é:
"O nadador ou a arte de nadar, um diálogo festivo e divertido de ler" (IGUARÁN, 1972)

Este livro, escrito em latim, é considerado o primeiro documento integralmente dedicado à natação. 
A primeira referência em espanhol, não aparece até o ano 1848, obra anônima que consiste numa recopilação de artigos do livro do autor francês THEVENOT publicado em 1696(NAVARRO, 1978).  


É no século XIX, em Inglaterra, a natação atinge seu maior apogeu. 

No ano 1828 se constrói em Londres a primeira piscina coberta, e no ano 1837 se leva a cabo a primeira competição organizada (REYES, 1998).

Ao aparecer as primeiras competições, surge a necessidade de regrá-las; com esse objetivo nasce em Inglaterra, no ano 1874, a primeira federação de clubes que leva por nome "Association Metropolitan Swimming Clube" 
, que redige o primeiro regulamento de natação, dando-se a possibilidade de estabelecer recorde do mundo (RODRÍGUEZ, 1997).  
Também é durante este século, no ano 1875, quando o ser humano cruza a nado pela primeira vez o Canal da Mancha, MATTHEW WEBB, que estabelece um tempo de 21 h e 45 min.



Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna
Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, celebrados em Atenas em 1896, já contemplavam a natação como esporte, com um programa de provas inclui: 
  1.  100, 500 e 1.200 m.  

Não participaram mulheres, quem tiveram sua primeira competição oficial tão só quatro anos depois na Escócia (REYES, 1998).  
O desenvolvimento do calendário das provas através dos seguintes . não deixa de ser surpreendente, já que em Paris (1900) celebram-se:
  1.  100 e 200 m livres
  2.  200 m costas;
  3. 60 m submarinos 
  4. e 200 m obstáculos, sendo disputadas as provas no rio Sena(RODRÍGUEZ, 1997).

Os primeiros Jogos Olímpicos disputados numa piscina são os de 1904 em Saint Louis (EUA.), e o programa consta das seguintes provas:
  1.  100, 200 e 400 Jardas livres
  2. 100 Jardas costas 
  3. e 400 Jardas Peito (RODRÍGUEZ, 1997).

Devido ao grande auge que toma a natação nos Jogos Olímpicos, começam a aparecer os primeiros estudos científicos que tentam aprofundar no estudo da natação. 
Em 1905, DUBOIS-REYMOND (citado por LEWILLIE, 1983) mede a força que exerce um nadador atado a um bote tendo que deslocar o mesmo, dita força se registra com um dinamômetro. 
Poucos anos mais tarde, Houssay (citado porLEWILLIE, 1983) estuda ao nadador atado a velocidade zero.
.Ao longo dos primeiros Jogos da era moderna, desde 1896 até 1908, a variação quanto ao calendário de provas a disputar e sua regulamentação é contínua e pouco clara; para evitar isto, nasce em 1908, a Fédération International de Natation Amateur (F.I.N.A.) com os seguintes propósitos: 
a) estabelecer regras unificadas para a natação, os saltos e o waterpolo;
 b) verificar os recorde do mundo e estabelecer uma lista dos mesmos 
c) dirigir as competições nos Jogos Olímpicos. 
Inicialmente foram oito os países que fizeram parte desta Federação: 
Bélgica, Dinamarca, Finlândia,França, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria e Suécia (F.I.N.A., 2000).
Nos Jogos de Estocolmo (Suécia) em 1912, têm lugar dois fatos importantes:
 por um lado, participam pela primeira vez as mulheres, e por outro, aparece a figura do príncipe hawaiano DUKE KAHANAMOKU, grande dominador das provas do estilo livre nestes Jogos e nos seguintes, graças a sua magnífica técnica de nado do estilo crawl (RODRÍGUEZ, 1997; REYES,1998).   
Atualmente sabemos que a técnica de Saída e chegada influenciam a  maior parte do tempo obtido.
A execução da braçada durante o nado e a posição do corpo podem reduzir o atrito aumentando assim sua velocidade, mas guerreiros como DUKE KAHANAMOKU podiam contar com sua carga genética e garra para obter sucesso.
Compare:





Nos Jogos de Paris (França) em 1924, instaura-se a piscina de 50 m como piscina regulamentar onde devem disputar-se as provas do programa olímpico e se utilizam pela primeira vez as Raias para delimitar a piscina (FONTDEVILA, 1999), a evolução destas é constante até chegar ao modelo utilizado no último Campeonato do Mundo de Barcelona em 2003,  têm em seu interior umas aspas, para diminuir a influência das ondas. 
Em 1926 se disputa em Budapeste (Hungria) o primeiro Campeonato de Europa, no que participa Espanha, atingindo o nadador Francesch a final na prova de 200 m braça. 

Dois anos mais tarde se disputam em Amsterdam (Holanda) os jogos Olímpicos, destacando o nadador americano John Weismüller, vencedor nas provas de 400 e 100 m livres. 
É nesta última prova em onde consegue baixar, pela primeira vez, do minuto realizando um tempo de 58"6 (Reyes, 1998).
A princípios dos anos 30, começam a realizar-se os primeiros estudos científicos no âmbito da natação (LEWILLIE, 1983)
Assim,KARPOVICH, em 1933, relaciona a resistência com a velocidade e CURETON, entre outros trabalhos, realiza um estudo para relacionar a respiração e a velocidade de nado (1930) e outro no que estuda os fatores que levam ao sucesso na natação (1934) (citados por CURETON, 1974)
.Nos Jogos de Los Angeles em 1932, aparece Japão como potência mundial na natação, graças à posição mais oblíqua que têm seus nadadores ao deslocar-se e a um maior movimento do membro inferior (CURETON, 1974)
Vencem nos 100 m livres, 1.500 m livres, 100 m costas e 4 x 200 m livres, em categoria masculina.  
A luta entre japoneses e americanos, também se mantém nos seguintes  celebrados em Berlim(Alemanha) em 1936 Entre 1940 e 1944 não se disputam  devido à Segunda Guerra Mundial. 
 Em 1948, retomam-se os Jogos em Londres (Inglaterra), sem a participação de japoneses e alemães,excluídos pelo F.I.N.A. por motivos políticos.
Em Helsinki (Finlândia) em 1952, disputam-se os XV Jogos Olímpicos, sendo o grande protagonista o japonês HIRONOSHIM FURUHASKI que vence em100 e 200 m peito. 

Em Melbourne (Austrália) em 1956, a grande figura é a australiana DAWN FRASER que vence nos 100 m livres e ajuda a seu país a conquistar o podium (ouro, prata e bronze) nesta prova, tanto em categoria feminina como masculina (REYES, 1998). 
Em 1960 Roma (Itália), a superioridade da representação australiana é visível, já que se impõem em todas as provas individuais masculinas. 
Por sua vez, a representação americana se impõe em todas as provas femininas a exceção dos 200 m peito e os 100 m livres.  
Esta última prova é ganha pela australiana DAWN FRASER, quem dois anos mais tarde se converte na primeira mulher em baixar do minuto  nos 100 livres, com um tempo de 58"9.  
Em Tokio (Japão) no ano 1964, a supremacia volta aos americanos que se impõem em todas as provas a exceção de seis. 
Utiliza-se pela primeira vez o cronometragem eletrônica, que permanece até hoje.
"First Symposium on Biomechanics in Swimming", se converte no foro científico mais importante do mundo da natação, e que se celebrará sem interrupção cada quatro anos (LEWILLIE, 1983).  
A última edição, a nona, foi celebrada em Saint Etienne em 2002.
Os Jogos celebrados em Munich (Alemanha) em 1972, hougre a consagração do considerado  melhor nadador de todos os tempos, o americano MARK SPTIZ, que conquistou sete medalhas de ouro, quatro em provas individuais (100 m livres; 200 m livres; 100 m borboleta; 200 m borboleta) e três fazendo parte da equipe de revezamento dos USA. 


Todas estas medalhas foram conquistadas batendo os recordes do mundiais.
 Fato até então inédito  na história da natação. 
Montreal (Canadá) celebram-se os Jogos de 1976, registrando-se um total de vinte novos recordes do mundo, destacando o do americano JIM MONTGOMERY que se converte no primeiro nadador que consegue nadar porem baixo de 50 s na prova de 100 m livres, ao realizar um registo de 49"99. 
Destacar também à alemã democrática KORNELIA HENDER que consegue quatro medalhas de ouro e outros tantos recordes do mundo. 
Assim mesmo se instauram pela primeira vez os controles antidoping. 
Nos anos seguintes destacam duas figuras de grande relevância, o russo VLADIMIR SALNIKOV, primeiro homem em baixar dos quinze minutos nos 1.500 m livres e a americana MARY T. MEAGHER que, com um tempo de 2'05"96 na prova de 200 m borboleta, ostenta o recorde mundial durante vinte anos, até 2000. 

Em 1980 os Jogos em Moscou (URSS), foram  marcados pelo boicote político que alguns dos países ocidentais, com os E.U.A.  liderando o movimento.  
O boicote político se repete, quatro anos mais tarde, nos Jogos de Los Angeles (E.U.A.)esta vez são os países socialistas, com a URSS como porta-bandeira desta postura,  não participam dos jogos. 
Bateram-se dez recorde do mundo,  fato que não se repete nunca mais na história  é o empate pela medalha de ouro entre as nadadoras americanas STENSEIFER e HOGSHEAD na prova de 100 m livres.

Em 1986, celebram-se em Madri os "V Campeonato do Mundo de Natação", que congregam a 1.119 nadadores, participação sem precedentes até esse momento. 
Dois anos depois se celebram em Seul (Coréia do Sur) osJJ.OO., que engrandeceram à nadadora da República Democrática Alemã KRISTIN OTTO, que atinge seis medalhas de ouro, o maior número de medalhas de ouro depois de MARK SPITZ, em 1972.  
Também nestes jogos, a supremacia americana se vê freada pelos nadadores da antiga URSS, que competem sob a denominação de Confederação de Estados Independentes (RODRÍGUEZ, 1997).  
Em 1996, celebram-se os Jogos em Atlanta, a nadadora mais marcante é a irlandesa, até esse momento desconhecida,MICHELLE SMITH que vence nos 200 e 400 m estilos e nos 400 m livres(RODRÍGUEZ, 1997). Nos Campeonatos de Europa celebrados em Sevilla em

Nos últimos Jogos celebrados no 2000, em Sydney (Austrália),destacam o grande número de recorde batidos, com a supremacia dos holandeses na prova de 100 m. livres, tendo como vencedores, com senhos recorde do mundo, a PETER VÃO DE HOOGENBAND e INGRID DE BRUIJN.
Destaca também o jovem australiano, IAN THORPE, ganhador dos 400 m livres.  



Nos IX Campeonatos do Mundo celebrados em Fukuoka (Japão) no ano 2001, a grande figura é IAN THORPE com consegue quatro recordes mundiais: 200, 400 e 800 livres; e o revezamento 4 x 200 livres fazendo parte da equipe australiana. 
Esta equipe, consegue vencer os Estados Unidos  em número de medalhas (13 medalhas de ouro para Austrália, por 9 de Estados Unidos);no entanto no número de semifinalistas e finalistas se impõe Estados Unidos(GANSO, 2001)
Recentemente nos X Campeonatos do Mundo celebrados em Barcelona em 2003, deram-se citação mais de 1500 nadadores, que competiram numa piscina construída especialmente para este evento, dentro do Palau Sant Jordi. 
O nível foi elevadíssimo, batendo-se um total de 14 record do mundo, destacando a figura do americano MICHAEL PHELPS que com cinco recordes do mundo foi o grande dominador das provas de 200 m borboleta, 200 m estilos e 400 m estilos. Cabe destacar também ao russo ALEXANDER POPOV que com 32 anos conseguiu vencer nos 50 e 100 m livres. 

EVOLUÇÃO DOS ESTILOS DA NATAÇÃO DESPORTIVA
Estudamos a origem e evolução dos quatro estilos de nado com os que se compete na atualidade; a evolução dos estilos prove essencialmente da busca da melhora da velocidade (RODRÍGUEZ, 1997).
  
O Crawl
O estilo crawl, na atualidade, pode-se definir como: 
deslocamento humano na água caracterizado por uma posição ventral do corpo e movimentoalternativo e coordenado das extremidades superiores e inferiores, sendo o movimento das primeiras uma círculo completo e o das segundas batimento pernas alternados, com uma rotação da cabeça, coordenada com os membros superiores para realizar a inspiração (ARELLANO, 1992)
Uma vez que definimos o estilo crawl tal e como se desenvolve na atualidade, estudamos como se chega a ele. 

A primeira forma de nado rudimentar da qual se pode dizer que nasce o crawl, é o
"English side stroke" , que nasce em Inglaterra em 1840, e se caracteriza por nadar sobre as costas  com uma ação alternada dos membros superiores, mas sempre subaquática, enquanto os membros inferiores realizam um movimento de tesoura.
Somente dez anos depois apareceu o "Single over" ou"Over singelo”, o qual consiste no nado sobre o custado, mas com uma recuperação aérea dos membros superiores, dito estilo é nadado pela primeira vez pelo australiano WALLIS (RODRÍGUEZ, 1997; REYES, 1998).
Posteriormente aparece o "Trudgen" (sobrenome do primeiro nadador que o utiliza), que é "importado" a Europa por dito nadador inglês ao observar-se realizar a indígenas sul americanos. 
O nado tem como novidade que se nada sobre o abdômen, movendo alternativamente os membros superiores por fora da água, enquanto os membros inferiores realizam um movimento semelhante ao pontapé de peito. 
Em 1890 este estilo tem uma nova evolução levada a cabo pelos nadadores australianos, quem realizam um nado"Trudgen" , mas com movimento do membro inferior de tesoura, denominando-se esta nova técnica "Double over" ou "DOBRO OVER" (REYES, 1998).
Mas não é até o ano 1893 quando o pontapé de tesoura se substituído por um movimento alternados dos membros inferiores, dando a conhecer a forma mais rudimentar do estilo "crawl" ou crol, adotado pela primeira vez pelo nadador HARRY WICKHAM (DUBOIS E ROBIN, 1992; RODRÍGUEZ, 1997;REYES, 1998); mas é em realidade o nadador CAVILL o que mais difunde este estilo, introduzindo-o no ano 1903  nos USA (CEGAMA, 1962; DUBOIS EROBIN, 1992).

O crawl acaba de evoluir em 1920 nos JOGOS quando o príncipe hawaiano DUKE KAHANAMOKU, graças à realização de uma batidade seis tempos, consegue obter uma posição mais oblíqua que lhe permite bater todos os registos (REYES, 1998). 



Desde esse momento, o estilo crawl sofre pequenas variações: em 1928, CRABBE realiza um nado com respiração bilateral; em 1932, os japoneses realizam um crawl com uma tração descontinua para favorecer a eficácia do batido e, em 1955 JOHNWEISMÜLLER, realiza a tração subaquática com uma importante flexão de cotovelo na metade do percurso (DUBOIS e ROBIN, 1992).  
Na atualidade, atécnica de nado não tem varia muito desde a utilizada por dito nadador; ainda que nos últimos anos o nadador australiano MICHAEL KLIM, em certos momentos da prova, realiza movimentos de crawl do membro superior coordenados como batido de borboleta nos membros inferiores; como ocorreu nos metros finais da primeira posta do relevo 4 x 100 m livres nos jogos de Sydney (Austrália) em 2000.

O Nado Costas
O costas, na atualidade, pode-se definir como: deslocamento humano na água caracterizado por uma posição dorsal do corpo e movimento alternativo e coordenado das extremidades superiores e inferiores, sendo o movimento das primeiras uma circundução completa e o das segundas um batimento; existindo um giro no eixo longitudinal durante o nado.
A origem do estilo costas começa quando se nada sobre o dorso do corpo realizando a braçada de forma simultânea e com pontapé de braça. 
Em1912, o americano Habner, realiza o mesmo tipo de nado, mas utilizando um movimento dos membros inferiores em forma de pedalado, dito estilo foi denominado Costas-crawl (Rodríguez, 1997). 
No ano 1930, os japoneses mudam o movimento do membro inferior realizando-o de forma que o joelho está mais estendido, parecida ao estilo crawl. 
Em 1933, adota-se um nado como corpo mais horizontal, realizando a entrada dos membros superiores mais abertos evitando assim, rolamento  do corpo; esta técnica se denomina"Kiefer" , sobrenome do primeiro nadador que a utiliza. 
Em 1948, o francêsVallerey, introduz a flexão de cotovelo ao início da fase de impulso (Dubois eRobin, 1992). A última variação foi a surgida em 1960, quando Tom Estoque,treinado por James Counsilman, nada numa posição mais horizontal,realizando um giro no eixo longitudinal quando entra o membro superior noágua, e flexionando o cotovelo 90 graus quando o braço está perpendicular aoombro, realizando passadas em forma de "s" tombada (Reyes, 1998).
Esta técnica não varia em excesso até a atualidade.

O  Peito
O estilo peito, na atualidade, pode-se definir como: 
deslocamento humano no água caracterizado por uma posição ventral do corpo e movimento simultâneo, simétrico e coordenado das extremidades superiores e inferiores, descrevendo o movimento das primeiras uma trajetória circular e o dassegundas um pontapé, com um movimento de ascensão e descenso de ombros e quadris que, coordenado com os membros superiores permite realizar a inspiração.
O peito é o estilo mais antigo dos quatro existentes; em seuscomeços se nada com uma ação de empuxo com os membros superiorescompletamente estendidos, e existindo muita separação entre os membrosinferiores ao realizar seu movimento, este tipo de braça se denomina Braçada inglesa (Cegama, 1962). 
Em 1924, o alemão Rademacher, introduz algumas variantes na técnica de nado como são:
  1. uma braçada realizada em profundidade, um deslizamento horizontal, e uma posição mais baixa dos joelhos, esta técnica se denomina Rademacher. (filipina)
  2.  Posteriormente, o japonêsTsuruta, realiza a mesma técnica descrita com anterioridade, mas flexionando os cotovelos durante a tração (RODRÍGUEZ, 1997). 
No ano 1946 se introduzem duas novas técnicas diferentes: 

  1. por um lado a Braçada submarina,que consiste em nadar por embaixo do água, realizando três ou quatro braçadas que levam as mãos até a altura dos quadris; dita técnica foi proibida  regulamentarmente em 1957.
  2. E por outro lado a Braça-borboleta, consistente em realizar o recobro dos membros superiores por fora do água, os estilos se separam provisionalmente em 1949, produzindo-se sua separação definitiva em 1953 (REYES, 1998)
  3. Pouco depois, no ano 1961, substitui-se o ponta pé de tesoura por uma ação simultânea e simétrica, que é a que chega até nossos dias.
  4. A partir de 1980 convivem no tempo duas técnicas de nados diferentes, em primeiro lugar a chamada Braçada formal, utilizada pelos nadadores americanos, que se caracteriza por uma posição horizontal do corpo, e por realizar a inspiração obrigado a um movimento de flexo-extensão do pescoço; e em segundo lugar, a chamada  Braçada natural, que é mais utilizada pelos nadadores europeus, e que se caracteriza por uma posição mais oblíqua do corpo, bem como por um movimento de ascensão e descenso de ombros e quadril, para facilitar a realização da respiração (Maglischo, 2003).

Na atualidade, convivem estas duas técnicas de nado com a aparecida em1986, graças à supressão da norma regulamentar que proíbe afundar a cabeça durante o nado. 

A variação nasceu na Hungria, através do treinador Josef Nagy, a denominada Braçada onda, que se caracteriza por realizar um movimento ondulatório do corpo semelhante ao que se dá na borboleta com a intenção de colocar ao nadador "em cima" da onda que ele mesmo produz,bem como por um recobro aéreo do MS durante o nado (NAGY eURBANCHEK, 1989).

O  Borboleta

O estilo borboleta, na atualidade, pode-se definir como:
deslocamento humano no água caracterizado por uma posição ventral do corpo e movimento simultâneo e coordenado das extremidades superiores e inferiores, 
sendo o movimento das primeiras um ciclo de braçada simultanea completa e ondulação com batimento de pernas; com uma ondulação de todo o corpo que,coordenada com os membros superiores permite realizar a inspiração.
O borboleta nasce como variante da braçada do nado peito; o primeiro em utilizar esta variante foi o alemão Rademacher, na última braçada antes da virada e no reinício do nado (Rodríguez, 1997). 
No ano 1953, o peito e o borboleta se separam de forma definitiva. 
Começa-se realizando uma pernada diferenciada para o nado peito, mas é o húngaro Tempeck, o que introduz o batido de borboleta ou golfinho, que chega até nossos dias (Dubois e Robin, 1992).





BIBLIOGRAFIA
Añó, V. (1997). O nascimento das atividades aquáticas. Em S. Garçom e V.Tella, V. (Compiladores), Natação. Aplicações teóricas e práticas (pp. 13-29).Valencia: Promolibro.
Arellano, R. (1992). Avaliação da força propulsiva em natação e sua relaçãocom o treinamento da técnica. Tese Doutoral. Universidade de Granada.Cegama, J. (1962). Natação. México D.F.: Olimpo.Cureton, T. (1974). Factors governing success in competitive swimming: a briefreview of related studies. Em L. Lewillie e J. Clarys (Eds.), Swimming Science II(pp. 9-39). Baltimore: University Park Press.Dubois, C. e Robin, J. (1992). Natação. Da escola... às associaçõesdesportivas. Lérida: Desportiva Agonos.F.I.N.A. (2000). History of F.I.N.A . Web site: http://www.fina.org/hist/htlmFontdevila, F. (1999). Introdução à natação de competição: aspectos a ter emconta. Comunicações Técnicas, (1), 3-19.Gil, J. (1995). De Los Angeles 1984 ao 75º aniversário. Em FederaçãoEspanhola de Natação (Edit.), História da Federação Espanhola de Natação.(pp. 49-72). Madri: F.E.N.Gorgojo, E. (1995). De Barcelona 1970 a Los Angeles 1984. Em FederaçãoEspanhola de Natação (Edit.), História da Federação Espanhola de Natação.(pp. 33-48).
Madri: F.E.N
Iguarán, J. (1972). História da natação antiga e da moderna dos jogosolímpicos. Tolosa: Valverde.Jardí, C. (1996). Mover-nos no água. Barcelona: Paidotribo.Lewillie, L. (1983). Research in swimming: historical and scientific aspects. EmA. Hollander, P. Huijing e D. Groot (Eds.), Biomechanics and Medicine inSwimming IV (pp. 7-16). Champaign: Human Kinetics.Lewin, G. (1979). Natação. Madri: Augusto Pilha Teleña.Maglischo, E.W. (2003). Swimming fastets. Champaign: Human KineticsMcArdle, W., Katch, F. e Katch, V. (1990). Fisiologia do exercício. Madri:Aliança Editorial.Morera, J. (1965). História da natação espanhola. Madri: C.Ou.E.Nagy, J. e Urbanchek, J. (1989). Catching the wave. Swimming Technique, 26(2), 11-15.Navarro, F. (1978). Pedagogia da natação. Miñón: ValladolidGanso, A. (2001). IX Campeonato do Mundo de Natação. Visão da nataçãointernacional. Em XXI Congresso Internacional de Atividades Aquáticas.


Nenhum comentário: