boo-box

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Natação X Menstruação

Os jogos do Rio 16 sem dúvida mostrou se extremamente feminino.
Não apenas pelas emoções causadas pelas equipes de esportes coletivos mas pela quebra de tabu.
Desde nossa primeira medalha na natação feminina brasileira na prova de águas abertas,  até a empatia gerada pela nadadora chinesa Fu Yuanhui de 20 anos ,
Fu Yuanhui  ganhou  medalha de bronze na prova dos 100 metros costas nos Jogos Olímpicos, mas a ela trouxe humanidade as nadadoras olímpicas  depois de competir os 4x100 medley pela China,  deu uma entrevista para o canal chinês CCTV, Onde Sem nenhuma vergonha, ela admitiu que não nadou bem porque estava menstruada. 
A China ficou em quarto lugar na prova.  Um pouco antes da entrevista, a câmera mostra a nadadora sofrendo com cólicas e estirada no chão. Quando a repórter viu as condições da atleta, ela perguntou: "Seu estômago deve estar doendo muito agora, não?".
“Eu não acho que fui muito bem hoje. Sinto que desapontei meus companheiros de equipe”, disse. Pouco depois ela começou a se contorcer e, questionada pela repórter se estava com dor de estômago, ela respondeu: “Minha menstruação veio ontem, então eu me senti particularmente cansada, mas isso não é uma desculpa. Eu não nadei bem o suficiente”, comentou.


A honestidade de Fu impressiona no meio de uma cultura esportiva que ainda encara a menstruação de uma mulher como um 'tabu'.
Onde infelizmente muitos enxergam nadadoras sem sexo, sem ciclo, sem cólicas e todos com a mesma  quantidade de hormônios.
Afinal, Dá para Nadar Menstruada?
A natação é uma atividade física que gera muito benefícios, principalmente porque durante a sua prática são movimentados grande parte dos músculos do corpo e sem grande esforço, pois os  orgãos estão no meio líquido. Fazer natação pode ser um problema para as meninas quando elas se encontram menstruadas, pois receiam que se note alguma coisa.  Mas sim, é possível praticar natação estando menstruada.
Se você está menstruada, usa absorventes... por isso dentro de água irá fazer o mesmo.

No entanto não é aconselhável que use absorventes externos dentro de água. Além de não ser higiênico, irá notar-se que está usando e pode haver o risco de, com os movimentos, o líquido se espalhar pela água. Evite constrangimento , escolha uma das opções referidas abaixo. 


O absorvente mais indicado é o interno. Se nunca usou este tipo de absorvente é normal que sinta receio, no entanto ele é o mais confortável e higiênico. Ao contrário do que se possa pensar, esse tipo de absorvente não tira a virgindade e, quando bem colocado, não sairá sozinho. Leia o folheto de instruções que o acompanha para ficar mais tranquila e apenas se lembre de esconder bem a cordinha que fica do lado de fora.

Ainda dentro das opções dos absorventes internos tem os coletores. É uma inovação relativamente recente ainda pouco conhecida, mas no fundo ele funciona da mesma forma que o anterior, com a diferença que não é descartável, a higienização do material  deve ser cuidadosa.

Ainda bem desconhecida no Brasil, a esponjinha é muito usada pelas europeias. Ela é indicada para as que possuem alergias aos componentes industrializados dos absorventes. Ela tem uma abertura, em formato de coração, para encaixar o dedo e facilitar a colocação no canal vaginal (entra fechadinha e depois se abre, mas sem riscos de rompimento do hímen). Como todo absorvente interno, a atenção na colocação e com a higiene das mãos deve ser redobrada. Totalmente descartável, a esponjinha deve ser trocada exatamente igual ao absorvente interno, de quatro em quatro horas. Ela promete liberdade total à mulher: permite, sem causar incomodo a natação e/ou contato com mar, sauna, academia, prática de esportes e, o mais inusitado, pode ser usada durante as relações sexuais. A esponjinha pode ser encontrada em algumas lojas virtuais.
A tecnologia evolui vamos ver daqui uns anos.
O importante é a nadadora sentir se bem.
Se o seu problema forem as dores menstruais, a prática de exercício físico ajuda a aliviá-las.  Porém se o desconforto for intenso suspenda a atividade e procure auxílio médico.
No país do Carnaval, samba e rítmos "calientes"  é difícil acreditar que falar sobre menstruação ainda seja um tabu... 
Se culturas tão tradicionais como a chinesa dão sinal de visibilidade da mulher.
Podemos Esperar melhores tempos para a natação feminina...

Nenhum comentário: