boo-box

terça-feira, 27 de junho de 2017

Tóquio 2020 pode ter novas provas de natação

Fina quer aumentar em um dia o calendário das provas

Em 2016, calendário da natação do Rio 2016 teve oito dias.           
A Federação Internacional de Natação (Fina) indicou, dia 29 de maio 2017, que o programa de natação dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 pode ter novas provas.

A Fina estuda ampliar em um dia as datas competitivas do esporte na Olimpíada, passando dos oito dias na Rio 2016 para nove, com o objetivo de realizar mais três provas: 

  • finais de revezamento misto
  •  1,5 mil metros femininos 
  •  800 metros masculinos

— É um desejo da emissora olímpica OBS, já que a natação dá audiências muito boas — argumentou a fonte.
Olympic Broadcasting Services (OBS) é um órgão do Comité Olímpico Internacional, criado em 2001 para ser o responsável por fornecer as imagens dos Jogos Olímpicos para o detentoras dos direitos de radiodifusão, mantendo os padrões de transmissão olímpico entre uma edição e a próxima.
Sua primeira operação foi nos jogos Olímpicos de 2008 em Pequim.
 Anteriormente, a emissora anfitriã da função foi delegada ao local, a organização de comitês ou para terceiros organismos de radiodifusão, tendo que reconstruir a operação de transmissão em cada edição.

O acréscimo destas provas teria que ser discutido na próxima reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI), no próximo dia 9 de junho 2017.

Com desejo de se aproximar da igualdade entre homens e mulheres, o COI também quer introduzir provas mistas no atletismo, como nos 4x100 ou nos 4x400.

O COI também tem vontade de limitar em 10,5 mil a quantidade de atletas em Tóquio. 
Para isso, a entidade pode reduzir o número de participantes em outros esportes, como o halterofilismo, muito afetado por doping, segundo essa mesma fonte.

No mundo esportivo atual marketing, audiência e patrocinadores (não exatamente nessa ordem) comandam o espetáculo.
Que o Barão de Coubertin não os ouça... mas as os jogos que em suas regras fundamentais contemplavam atletas amadores no nascimento... cresceu , multiplicou se e como todo adulto, profissionalizou se...

FONTE: FINA/ 0BS/ COI

Nenhum comentário: